As 21 primeiras atividades para aumentar as vendas da sua empresa
As 21 primeiras atividades para aumentar as vendas da sua empresa

As 21 primeiras atividades para aumentar as vendas da sua empresa

Para aumentar as vendas da sua empresa é preciso primeiro entender os problemas e depois focar nas soluções

Aumentar as vendas da sua empresa pode ser mais fácil do que você pensa.

Não faltam problemas para atravancar suas vendas: A economia em baixa, clientes não voltam, concorrência cada vez mais forte...

Mas será que são os fatores externos que estão atrapalhando o seu negócio ou será que são os fatores internos?

Como consultor de gestão, antes de prescrever um tratamento, nós trabalhamos no diagnóstico do paciente. E é o que eu recomendo que você faça.

Antes de você e sua equipe traçarem planos e projetos para aumentar as vendas, é preciso entender o que está acontecendo.

Identificando os problemas

Antes de ir para a solução, vamos pensar um pouco nos problemas. (É a parte chata, mas alguém tem que fazer o trabalho sujo...)

As vendas não estão boas ou estão completamente ruins?

Nessa hora você tem que descer do pedestal e observar a operação de perto. Verificar de perto o que está acontecendo com os clientes e por que as vendas não estão boas.

10 Perguntas para identificar seu problema em vendas

  1. O que os clientes estão falando sobre seus produtos e serviços?
  2. Como os seus clientes estão sendo atendidos?
  3. Quais são as três maiores reclamações sobre os produtos e serviços da sua empresa?
  4. Qual é a sua meta de vendas para o trimestre e como essa meta está sendo medida?
  5. Quando foi a última vez que sua equipe de vendas foi treinada?
  6. Quando foi a última vez que sua equipe de atendimento foi treinada?
  7. Qual é o material usado para ajudar os seus vendedores?
  8. Como funciona o processo de vendas na sua empresa?
  9. Qual é o público-alvo para consumir seus produtos e serviços?
  10. Qual é o público-alvo que está de fato consumindo seus produtos e serviços?

Estas perguntas ajudam muito você a compor um diagnóstico da área de vendas e um pouco do marketing que vem sendo aplicado.

As respostas para estas perguntas permitem que você compreenda os fatores internos, mas não os externos, como o seu mercado e as ações da concorrência.

O importante agora é você focar nos problemas internos, porque é lá que estão os problemas mais sérios e ao mesmo tempo onde você tem mais controle para neutralizá-los.

Onde moram os principais problemas

Depois que você acompanha a jornada do cliente dentro da sua empresa, consegue ter a visão muito mais clara sobre os problemas que estão acontecendo.

Qualidade dos produtos e serviços

Será que os seus produtos e serviços tem a qualidade que os clientes esperam? A entrega é feita criteriosamente no prazo? Aqui o importante é garantir que o seu produto ou serviços resolva o problema do cliente de forma satisfatória.

Atendimento durante a venda

Grande parte das pequenas empresas desconsidera o atendimento como arma importante para fidelizar os clientes. O que normalmente acontece, é que os clientes vão procurar empresas mais preocupadas em tratar bem as pessoas.

Não cometa esse erro!

O que deveria ser obrigação de todas as empresas, se tornou um diferencial que a sua empresa PRECISA ter.

Cuide bem do seu cliente! E garanta que todos os funcionários tenham o mesmo cuidado.

Atendimento durante o pós-venda

Tudo vai bem durante a venda, mas quando o cliente precisa resolver um problema ele entra em desespero com a forma que ele é atendido na sua empresa?

No ReclameAqui as empresas com pior atendimento são as empresas de telefonia. Certamente você já passou por algum problema com uma dessas empresas e sabe o quão ruim é o tratamento que a maioria dessas empresas fornece para os consumidores.

Então não deixe a sua empresa cair nessa cilada. O cliente não é útil só quando está comprando, você deve fazer sua empresa criar bons relacionamentos com os clientes depois que eles compram.

Na minha experiência eu descobri que 90% dos empresários são bem intencionados e querem construir relacionamentos, mas quem destrói estes vínculos (e as vendas) são gerentes e funcionários desmotivados, incompetentes e/ou antiéticos.

O seu problema é: não acompanhar a equipe e achar que tudo está indo bem.

Converse você mesmo com seus clientes para saber como é a experiência que eles têm quando são atendidos, faça um trabalho de cliente oculto para observar cada passo do atendimento e quem está matando a relação com os seus clientes.

Competitividade dos produtos e serviços

Os seus clientes vão dar pistas a você sobre o seu produto em relação ao mercado. Diferente de qualidade, a competitividade é composta da características do seu produto e da forma como ele é vendido e entregue ao cliente.

Será que a tecnologia do seu produto ou serviço não está defasada? Ou o processo é feito de modo lento que pode ser reinventado?

Estude quais são os seus produtos e serviços que não servem mais e elimine-os do seu catálogo. Crie novos produtos e serviços regularmente para manter sua empresa na vanguarda da inovação.

Não fique para trás!

Atividades para você aumentar as vendas

Depois que você identificou onde reside as maiores dificuldades da sua empresa com as vendas, é hora de virar o jogo e consertar o que está errado.

  1. Identifique por que os clientes não voltam.
  2. Acompanhe de perto o atendimento dos vendedores.
  3. Entenda o caminho que o cliente faz dentro da sua empresa e como ele é atendido em cada passo.
  4. Identifique as razões principais pelas quais os clientes reclamam.
  5. Resolva o problema dos clientes! E garanta que toda a sua equipe também vai resolver.
  6. Avalie os produtos e serviços que sua empresa vende. Será que eles servem de verdade para os clientes?
  7. Mapeie sua concorrência para entender por que os seus clientes trocariam sua empresa por eles.
  8. Treine seus funcionários e gerentes para prepará-los para lidar com os seus clientes.
  9. Treine mais ainda seus funcionários e gerentes.
  10. Busque informações sobre seu mercado e possíveis novas tecnologias que estão surgindo e que você vai poder implementar na sua empresa.
  11. Mantenha sua empresa presente também na internet através de uma boa presença de marketing digital.
  12. Crie um relacionamento com seus clientes, através de um programa de fidelização e de comunicação direcionada para seu público.
  13. Crie anúncios focados em cada público-alvo que você possui (deveria ser um só, mas eu te entendo).
  14. Planeje (e execute) promoções criativas que tenham a ver com seus clientes e seus produtos e serviços.
  15. Crie conteúdo que vai ajudar clientes indecisos a comprar da sua empresa.
  16. Implante um sistema ERP e CRM para operacionalizar a área de vendas.
  17. Elimine os produtos e serviços que não atendem os clientes ou trazem pouco retorno para sua empresa.
  18. Crie eventos e convide seus clientes.
  1. Não tenha pena de demitir os funcionários que fazem corpo mole ou se recusam a atender seus clientes como eles merecem.
  2. Trace metas e acompanhe a performance dos vendedores diariamente. (Um CRM pode ajudar muito nesse processo)
  1. Crie um bom plano para reter os clientes antes que sua empresa os perca.

Conclusão

Para aumentar as vendas, é preciso primeiro entender os problemas que já existem.

Não basta entulhar os clientes de anúncios e criar produtos sem-noção achando que isso vai ajudar o faturamento, porque não vai.

Não tenha pena de treinar seus funcionários. O maior absurdo que eu já ouvi de uma diretora foi que “treinamento só serve para preparar os funcionários para o mercado”.

Você precisa garantir que seus funcionários estejam sempre preparados para o maior número de situações com o cliente.

Mas não é aquele treinamento meia-boca quando o funcionário entra na empresa, é treinar todo mês, toda semana.

Os resultados vão subir junto com as vendas.

A empresa daquela diretora teve que ser vendida antes de falir de vez.

Você consegue imaginar o que uma mentalidade de comodismo pode fazer com sua empresa?

Ajude seu cliente e o cliente vai reconhecer o seu valor.

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