As 20 dicas mais valiosas em vendas

Ao longo da minha carreira como palestrante, treinador e claro, vendedor, pude ter acesso á vários cases e empresas de sucesso por todo Brasil. E ao analisar toda essa bagagem resolvi listar para você 20 dicas valiosas para você que trabalha com vendas.

Ao longo da minha carreira como palestrante, treinador e claro, vendedor, pude ter acesso á vários cases e empresas de sucesso por todo Brasil. E ao analisar toda essa bagagem resolvi listar para você 20 dicas valiosas para você que trabalha com vendas.
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  1. Conheça bem o seu produto ou serviço e empresa;
    Dica básica, mas pode atrapalhar todo o processo de vendas.
  2. Invista em seu marketing pessoal
    Se achar necessário, separe parte do seu salário para seu marketing pessoal. E isso é muito mais que cuidar apenas da maneira como vocês e veste. Isso inclui acessórios, materiais usados na vendas, estética, imagem digital.
  3. Planeje seu tempo e mantenha uma lista de prioridades diárias e uma agenda semanal;
    O planejamento do tempo é fundamental. Em tempos em que o transito é caótico, não dá pra ir para rua sem planejar rota, agendar visitas ou marcar reuniões. Separe tempo ainda para o pós venda e para prospecções.
  4. Demonstre alegria verdadeira e satisfação em atender seu cliente;
    O cliente tem que sentir que você quer verdadeiramente o ajudar. Caso contrário, o processo de venda ficará mais difícil
  5. Estabeleça uma relação de confiança com seu cliente;
    Mostre que ele pode confiar em você e que você não está ali para empurrar qualquer coisa. Nesse momento demostrar que conhece sobre o produto, a empresa e o mercado que atua, ajuda a criar vinculo de confiança.
  6. Entenda verdadeiramente as necessidades do cliente;
    Um bom vendedor é aquele que sabe fazer as perguntas certas para descobrir as verdadeiras necessidades do cliente. Estude e planeje quais as melhores perguntas para se fazer aos seus clientes.
  7. Ofereça e deixe claras as vantagens para seus clientes;
    Deixe sempre claro as vantagens e benefícios ao comprar o seu produto ou seu serviço. Use a técnica do "X tem Y então Z". Por exemplo. Esse carro tem motor 1.0, então ele é mais econômico. Essa técnica ajuda seu cliente a ver valor do produto.
  8. Respeite o perfil de cada cliente;
    Cada cliente tem seu perfil de compra e ele deve ser rigorosamente respeitado para se fazer uma ótima venda.
  9. Acostume-se com o “não”. Não se deixe abalar. Cada “não”, te leva mais próximo do “sim”;
    O grande desafio do vendedor é chegar ao sim. Isso é vender. Se um cliente chega pede o produto, paga e vai embora, você não vendeu. você apenas tirou pedido. Vender é como a arte da conquista. Cada passo da venda vai te levando mais próximo ao resultado final.
  10. Evite ao máximo conceder desconto;
    Descontos destroem a margem de lucro e viciam o cliente e o vendedor. Só desconto depois de esgotar todas outras formas de benefícios para o cliente. Lembre-se que você pode oferecer, garantias, brindes, condições de pagamento... Enfim, desconto é a última coisa a oferecer.
  11. Evite dar descontos redondos:
    Essa é muito mais técnica que um dica. Ao dar descontos "quebrados" como por exemplo, 7,34%, o cliente percebe que é uma taxa especial. Que houve um calculo preciso para chegar nesse resultado e isso faz com que o cliente valorize o desconto. Ao dar desconto redondo, como por exemplo 5%, 10%, ele percebe que o desconto já tava ali, era só pedir.
  12. Não se intimide ao dizer seu preço;
    Os grandes vendedores não se intimidam ao falar do preço. Se for 1 real ou 1 milhão de reais, fale sem gaguejar e sem demostrar fraqueza.
  13. Tenha a mente positiva;
    Acredite que seu produto é bom, você é ótimo, sua empresa e incrível e que o cliente fará a melhor negociação da vida dele. Pode parecer motivação barata, mas ter a mente positiva te ajudar e ficar mais confiante durante o processo de negociação. Portanto, lembre sempre disso.
  14. Cliente não fez curso de cliente;
    Existe curso de vendas, mas não existe curso para ser cliente de sua loja. Isso significa que você precisa carinhosamente educar seu cliente. Então tenha paciência ao mostrar todos os processos e produtos e aproveite a oportunidade para mostrar que o seu produto é bom, que você é excelente e que sua empresa é a melhor.
  15. Invista no Pós venda;
    Separe tempo na sua agenda para realizar pós venda. Isso ajuda a manter o relacionamento com seus clientes e a identificar possíveis falhas no processo.
  16. Meça tudo;
    Vendedores que trabalham em alta performance, medem tudo. Quantas visitas realizaram, quantas resultaram em venda, qual a taxa de conversão, qual o ticket médio, tudo! Você pode utilizar planilhas para facilitar. Ter relatórios te ajuda a entender seus resultados e a identificar oportunidades e fraquezas.
  17. Seja honesto sempre. Este será o alicerce para o sucesso em vendas duradouro;
    Mais importante que vender uma vez, é vender sempre! O objetivo secundário de uma venda tem que ser sempre o relacionamento com o cliente.
  18. Capacite-se sempre;
    Não espere que sua empresa pague um curso de vendas ou um treinamento para você. Saia na frente. Compre livros, leia bastante e estude tudo sobre seu negocio.
  19. Em assuntos polêmicos, procure não se expor;
    Fique fora de assuntos polêmicos.
  20. Mantenha um bom relacionamento com as pessoas de outros departamentos de sua empresa, você irá precisar deles, tudo e todos estão interligados;
    Trabalhar em equipe é fundamental, por tanto, para encerrar as dicas preciosas, saiba que por trás do processo de vendas tem uma equipe que vai cuidar para que sua venda seja perfeita. São eles: o marketing, o financeiro, a logística, a limpeza. Por isso valorize o relacionamento interno.
Agora que você descobriu minhas 20 dicas preciosas, o que acha de compartilhar esse artigo para seus amigos? E escreva nos comentários quais outras dicas você acha que faltou e qual a que mais gostou.
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