As 10 melhores dicas para planejar sua carreira em 2017

Saiba como planejar sua carreira e conquistar mais sucesso profissional em 2017!

Com a turbulência na economia brasileira e o desemprego nas alturas, muitas pessoas ficaram sem chão e desacreditadas no amanhã. Agora com a chegada de um novo ano, devemos fazer um balanço geral de nossas atitudes e o que obtivemos em 2016, para assim, estabelecer um novo plano de ação, identificando necessidades de desenvolvimento e buscando novos desafios.

Quer saber como conquistar melhores resultados? Acompanhe este artigo e faça de 2017 um ano repleto de realizações na sua carreira.

1. Identifique suas necessidades pelo autoconhecimento

Para não criar objetivos ilusórios e que não estejam de acordo com seu perfil profissional, procure prestar muita atenção em suas competências e habilidades, buscando identificar quais tarefas lhe motivam.

Trabalhar com o que gostamos é maravilhoso, mas temos que nos ater também as nossas limitações, seja para buscar desenvolvimento ou simplesmente para avaliar a possibilidade de optar por outros caminhos.

2. Tenha um objetivo claro em mente

Sabe aquela famosa frase do clássico Alice no País das Maravilhas, “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. ”? Pois bem, essa passagem ilustra perfeitamente o que acontece conosco quando não definimos onde queremos chegar. Para que isso não aconteça, seja o mais especifico possível, levando em consideração suas habilidades e preferências.

3. Crie metas

Depois de traçar o seu objetivo, defina quais passos serão necessários para o alcance do resultado almejado. Não seja extremamente rigoroso e tampouco indulgente demais consigo. Metas devem ser SMART: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. A cada passo alcançado, você se sentirá mais próximo de seu objetivo e criará autoconfiança para assumir novos desafios.

4. Estabeleça prazos

É importante que ao estabelecer metas, você estipule datas ou até mesmo horários para não boicotar o seu planejamento. Procure respeitar os prazos e caso deixe passar algum, avalie o porquê do atraso e determine prontamente quando será sua próxima entrega.

5. Seja o protagonista de sua carreira e faça acontecer

Quando culpamos a economia, os gestores e até mesmo a família por nossos infortúnios, ficamos mais longe de conquistar a força necessária para assumir as rédeas de nossas vidas. Faça diferente! De agora em diante, transfira para si a total responsabilidade pela sua vida pessoal e profissional. Verifique sempre que possível, sua participação nas coisas que não deram certo, estudando novas possibilidades de atuação.

6. Gerencie o seu tempo

A administração de tempo é um dos principais pilares para quem busca tornar o planejamento mais efetivo. O especialista no assunto Christian Barbosa, aborda em seu livro A Tríade do Tempo a importância do tema, ensinando dicas de organização de tarefas e como ganhar mais produtividade para alcançar melhores resultados.

7. Tenha as ferramentas certas para te ajudar

Felizmente hoje existem recursos que nos auxiliam a organizar nossas tarefas e ter a sensação de dever cumprido.

Além da boa e velha agenda, há ferramentas online como o Trello e o Neotriad, sistemas de planejamento pessoal e profissional.

Teste suas opções e veja qual a melhor ferramenta para auxiliar na sua performance.

8. Evite procrastinar

Um dos males do planejamento eficaz é a procrastinação. Sempre que adiamos uma tarefa ou jogamos nossas metas para as segundas-feiras, adiamos nossas chances de aproveitar ótimas oportunidades.

Comece a agir hoje e veja como os resultados começarão a aparecer inevitavelmente.

9. Organize sua semana sempre no domingo

Para muitos profissionais, as noites de domingo representam um martírio, pois lembram que a segundona está aí, dando abertura a uma semana cheia de tarefas e compromissos.

Aqui vai uma dica para amenizar essa sensação: reserve pelo menos 30 minutinhos deste dia para fazer um levantamento de suas atividades da semana. Essa medida faz com que você aumente o seu foco e consiga cumprir seus deveres mais rapidamente.

10. Planeje-se para viver melhor e com mais qualidade de vida

Dedicar um tempinho para o nosso bem-estar é de suma importância para combater a tensão do dia a dia, melhorando o humor, a autoestima e consequentemente a socialização.

O planejamento deve ser feito justamente para que nós tenhamos mais tempo de aproveitar momentos de descontração e lazer, do contrário as chances de desenvolver estresse ou esgotamento profissional (Síndrome de Burnout), são grandes.

Agora que você já sabe como planejar sua carreira em 2017, comece a colocar em prática tudo o que foi passado, você vai ver como os resultados começarão a surgir!

Quer receber mais dicas sobre carreira e de quebra melhorar sua vida profissional no próximo ano? Acompanhe minhas publicações e fique por dentro das novidades sobre o assunto.

Até a próxima!

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.