ARTIGO: Gestão do Conhecimento.

Hoje em dia, as organizações se deparam com um mundo que está mudando rapidamente. Diante disso, presenciamos o surgimento de uma sociedade voltada para a valorização do conhecimento.

Hoje em dia, as organizações se deparam com um mundo que está mudando rapidamente. Diante disso, presenciamos o surgimento de uma sociedade voltada para a valorização do conhecimento. Este se tornou o ativo mais importante e indispensável para as organizações e a matéria-prima com a qual todas as pessoas trabalham. São as pessoas, seus conhecimentos, suas competências, suas habilidades e suas experiências que constituem o capital intelectual da empresa. Outra questão primordial no processo competitivo das empresas é o fator tempo, fazendo com que as atividades necessárias sejam desenvolvidas com rapidez e eficiência. Portanto, o uso inteligente do fator tempo e a forma adequada de utilização do conhecimento permitirão o desenvolvimento de produtos e serviços com custos competitivos e qualidade superior. Além disso, os produtos e serviços dependem cada vez mais da inovação, tecnologia e inteligência a eles incorporados, e por serem intangíveis, tais fatores são de difícil gerenciamento e a organização de como aprender a tratá-los de forma eficiente, estará em posição de destaque no mercado. Para atender a estas exigências, vários profissionais da área de recursos humanos vêm direcionando suas atividades para as diversas formas de gestão de conhecimento e dos elementos que eles utilizam. Mas, o que é gestão do conhecimento? De que forma, gerir o conhecimento melhora a vida das pessoas e das empresas? Entende-se por gestão do conhecimento, o processo que ajuda a organização a identificar, selecionar, organizar, distribuir e transferir informação e conhecimento especializado, visando planejamento estratégico e tomada de decisão eficiente. É importante que haja transformações culturais e iniciativas gerenciais para que a empresa entenda o conhecimento e a sua dinâmica. Os mecanismos de compartilhamento e produção do conhecimento devem ser estimulados, em todos os níveis da empresa para que as pessoas e a organização capitalizem seus ativos de conhecimento e possam reutilizá-los de forma segura. A organização que utiliza estratégias baseadas no conhecimento, passa necessariamente pelas etapas de criação e registro dos conhecimentos relevantes, através do mapeamento das pessoas que detém o conhecimento para o cargo que ocupa, isto é, pelo mapeamento das competências. Através dele, é possível identificar os especialistas, pessoas com conhecimento de determinados assuntos e também localizar o acervo intelectual das organizações, permitindo identificar os funcionários que estão lotados nos cargos adequadamente conforme seu perfil, ou seja, é possível adotar soluções de gerenciamento que permitam que se tenham as pessoas certas nos processos certos, nos momentos corretos.


Leia mais sobre assuntos relacionados no site:

www.universopublico.com.br




ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.