5 dicas para ser um vendedor de sucesso

Lembrar que técnicas de vendas são apenas ferramentas que devem ser usadas conforme a necessidade de cada situação e não “armaduras” que servem como escudo e desculpas a cada abordagem mal sucedida

Vários são os livros e cursos de vendas que nos ensinam técnicas eficazes para ser um vendedor de sucesso.

Realmente essas técnicas já foram muito importantes, e ainda nos ajudam a fazer as conversões necessárias para alcançar as metas do mês.

O problema é que muito vendedores esquecem de tirar os olhos dos treinamentos e olhar também para o mercado.

O mundo mudou!

As pessoas mudaram!

É só reparar como os comerciais de grandes marcas estão também mudando a forma de se comunicar com o consumidor.

A única regra de ouro que prevalece soberana é “ Entender para atender.”

Todas as outras regras só terão importância e te ajudarão a ter sucesso se respeitarem a anterior.

O comportamento dos consumidores nos mostra que hoje, nós vendedores, ás vezes temos menos informação sobre um produto do que o próprio cliente.

As pessoas chegam na loja munidas com seu smartphone e o consultam a cada informação fornecida durante a abordagem de venda.

E o que fazer diante desse cenário?

Acompanhar as mudanças.

Lembrar que técnicas de vendas são apenas ferramentas que devem ser usadas conforme a necessidade de cada situação e não “armaduras” que servem como escudo e desculpas a cada abordagem mal sucedida.

O consumidor da atualidade procura consultores de vendas e foge dos vendedores.

E por favor, não estou falando apenas de uma nomenclatura que algumas empresas adotam para dar mais charme a um cargo na área comercial.

Esqueça o que te ensinaram sobre “técnicas de vendas”, comece a olhar para o seu cliente de uma forma diferente e se pergunte: “ Como posso ajudá-lo a resolver o seu problema?”

Ao encontrar essa resposta você terá encontrado também o caminho para o sucesso na área comercial.

Confira abaixo como ter uma atendimento diferenciado e melhorar o seu resultado em vendas.

1) Esqueça esse papo de que o cliente só quer saber o benefício do produto e não as informações técnicas.

Identifique o que importa para o seu cliente. O consumidor atual é mais consciente quanto a sua responsabilidade social e mais atuante em ações de economia dos recursos naturais. Não o trate apenas como um consumidor compulsivo e emotivo. Você deve saber todas as informações que possam ser importantes para o seu cliente. Assista noticiários, leia revistas e esteja sempre informado sobre as questões da atualidade. Esse será um grande diferencial na sua abordagem.E lembre-se: clientes são diferentes e merecem abordagens diferentes.

2) O cliente é quem determina o “ritmo da dança”.

Não tem nada mais irritante do que aquele vendedor sorriso pronto ,discurso ensaiado,que repete o seu nome mil vezes e ainda se sente íntimo para te aplicar algum apelido “carinhoso”. Calma! Aprenda a atender pessoas… e pessoas são diferentes. Tudo bem que é muito educado tratar a pessoa pelo nome, mas não precisa exagerar. Siga o ritmo do cliente!

Veja como criar uma conexão com ele! Observe qual a forma de falar mais adequada e o tom de voz que transmite mais segurança. Conduza a conversa observando o “quê” você fala que consegue despertar o interesse do cliente. Conquistar o interesse e a confiança do cliente é fundamental antes de falar sobre o produto.

3) Demonstre interesse em ajudar o cliente independente do resultado da venda.

As vezes o vendedor acha que por um simples “bom dia” é possível identificar se está diante de uma boa oportunidade de venda ou não. E é aí que muitos perdem as chances mais lucrativas. Não se esqueça que um bom atendimento fará você ficar gravado na mente do seu cliente, que irá repassar para todos os seus amigos e parentes a sua satisfação. Um bom atendimento amplia as suas possibilidades de sucesso, e as redes sociais, ajudam a premiar um vendedor que sabe investir em um bom relacionamento com o seu público.Relacionamento é um investimento que proporcionará vendas futuras e recorrentes.

4) Não pense em resolver o seu problema, resolva o problema do cliente.

Sei que a pressão em bater metas é grande, mas se a sua mentalidade a cada abordagem não for focada em resolver o problema do cliente, provavelmente você também não conseguirá resolver o seu problema. Qual é o produto que trará a solução que o seu cliente procura? Envolva-se com o atendimento e demonstre real interesse em ajudar o seu cliente.

Você irá se surpreender com os resultados. O seu atendimento poderá conquistar tanto o cliente, que ele poderá trocar o produto desejado pelo produto ofertado, em função da confiança que irá depositar em você. Faça essa confiança vale á pena.

5) O seu corpo fala mais que mil palavras.

Não é fácil a vida de vendedor, sobe e desce, embala e desembala, várias informações ao longo do dia para poucas vendas...mas é exatamante esse que é o desafio.

A cada abordagem você tem uma nova oportunidade de fazer diferente, de corrigir o que deu errado e de testar uma nova estratégia.

Mas não perca todo esse cenário de possibilidades se apresentando ao cliente com uma fisionomia desanimada, uma voz desestimulada e um corpo de aparência cansada.

Coloque vida nesse atendimento. Encare o desafio com reais possibilidade de ganhar. Faça de cada atendimento o melhor que puder. Veja os melhores vendedores, aqueles que nos servem de inspiração...é assim que eles fazem...entram para ganhar.

Esqueça tudo que você aprendeu se esse aprendizado não te faz acompanhar as mudanças do nosso mercado e a entender melhor a demanda do “novo” cliente.

Acompanhe autores e treinamento que estão sempre se atualizando.

Atualize-se sempre!

Se você não está tendo os resultados que deseja, antes de colocar a culpa no mercado, veja se está fazendo as mudanças que são necessárias.

Sucesso em suas vendas!

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