Arraial no supermercado: 5 passos para lucrar mais com a festa junina

Prepare seu supermercado e lucre mais com as festas típicas

Começou o mês de junho e com ele, a busca por produtos típicos de festa junina aumentam e tal incremento nas vendas pode persistir até o mês de julho, afinal, há consumidores e regiões que estendem a animação ao longo das festas julinas.

E como fazer para que o consumidor se sinta atraído por produtos típicos dessas festas, mesmo com a tributação variando entre 11% e 67%, de acordo com um estudo recente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).

Simples, a disposição dos produtos e a criação de um espaço inspirado nas Festas Juninas pode instigar o consumidor a gastar com esses itens. Veja 5 passos para lucrar mais nesse período:

  1. Estoque: garanta que seu estoque esteja preparado para a demanda que está por vir. Lembre-se que não existem festas apenas em junho, em algumas regiões do País os consumidores adotaram as festas em julho também.
  2. Sortimento: certifique-se de que seu supermercado tem os produtos principais: cocada, amendoim, canjica, pinhão, vinho tinto seco e suave, pinga, gengibre, pipoca (de panela e de micro ondas), fubá e frutas (maçã e abacaxi são fundamentais, pois estão nas receitas de vinho quente). Se sua loja tem espaço para a venda de vestuário, aposte nas roupas (principalmente infantis): chapéu de palha, vestidos e camisas com estampa xadrez.
  3. Apresentação: monte um verdadeiro Arraial dentro da loja, faça com que o consumidor sinta esse clima e se empolgue em montar sua própria festa. Use bandeirinhas, desenhos típicos, e disponha os produtos que são usados numa mesma receita, por exemplo, o vinho pode ficar exposto próximo das frutas que vão na receita do vinho quente.
  4. Promoções: crie promoções, por exemplo, leve três e pague dois ou faça um fim de semana de preços mais baixos. Essas promoções costumam funcionar muito bem, principalmente, porque o consumidor costuma repassar a informação para amigos e parentes. Não se esqueça, a propaganda boca-a-boca além de eficiente é gratuita.
  5. Futuro: busque alguma solução tecnológica que lhe ajude a ter um histórico das vendas do período. Embora seja em longo prazo, tal atitude pode auxiliar as ações futuras, pois será possível ter um parâmetro do comportamento do consumidor.

Aproveite o período e fidelize seu cliente, e não se esqueça, é possível encontrar oportunidade de lucrar mais o ano inteiro, basta usar a criatividade.

ExibirMinimizar
Digital