Argumentar é chamar o outro para raciocinar sobre os fatos

Ainda encontramos quem não consiga argumentar. Pior é quando a argumentação for encarada como ofensa

Hoje em dia argumentar parece questionamento, dúvida, motivo de ofensa...

Consultando o minidicionário editora scipione teremos que argumentar ARGUMENTAÇÃO sf 1 Ato de argumentar. 2 Conjunto de argumentos. ARGUMENTAR verbo 1 Opor argumentos. 2 Servir de argumento. 3 Deduzir. 4 Raciocinar. ARGUMENTO sm 1 Raciocínio com o qual se chega a uma conclusão. 2 Prova. 3 Sumário.

Outro dia flagrei um amigo contrariado. Disse que se enganou com uma conta a pagar e ofendeu o recebedor. Achou que estava pagando o próximo mês mas na verdade ainda faltava pagar o mês anterior. Tinha na lembrança o pagamento daquele mês em questão. O problema foi criado quanto ele foi traído por seus pensamentos. Deixou escapar a seguinte frase “como não tenho recibo não posso comprovar.” Foi motivo para confusão. Pensou alto, então criou uma situação desconfortável e foi necessário uma longa conversa para esclarecimentos.

Ainda encontramos quem não consegue aceitar uma argumentação. Já percebeu? No caso exposto, percebemos que consumido pela ânsia de fazer o certo, não houve tolerância. O primeiro poderia estar errado, estar enganado ou ainda mal informado. Não havia emissão de recibo para comprovar os pagamentos. “Errar é humano” e ele esqueceu de pedir o comprovante. O outro errou por não emitir o documento. O recebedor que argumentasse com as provas que tem de que o outro estava enganado e pronto.

Argumentar é opor argumentos, servir de argumento, deduzir. É chamar para o raciocínio. Não adianta raciocinar e não chegar a um comum acordo.

Assim, quando alguém pensar alto por perto ou argumentar conosco não devemos pôr fogo no estopim e criar desentendimentos. Isso tem a ver com suportar a pressão do dia-a-dia. Nossos “dias de luta” devem ser repletos de preparação, planejamento e estudo. Suportar a pressão e manter o debate também é típico do ser humano. Estamos expostos a erros de toda maneira. Bem ou mal intencionados. Prepare-se para o enfrentamento e para evitar os desentendimentos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento