Aproveite o momento

O nosso momento é de grandes dificuldades. Este é o pensamento da maioria das pessoas

O nosso momento é de grandes dificuldades. Este é o pensamento da maioria das pessoas. Mas o que destaca o simples profissional do extraordinário é a capacidade de enxergar na dificuldade uma oportunidade. Enquanto as pessoas comuns muitas vezes deixam-se levar pelo derrotismo, desânimo, falta de motivação, por outro lado, o verdadeiro empreendedor identifica novos caminhos para seus negócios. Como diz o ditado, chegar ao fundo do poço pode ser a chance de dar um novo impulso para saltos ainda mais altos, ou seja, é nos momentos de dificuldade que surgem as grandes oportunidades. Este processo, apesar de doloroso, pode ser visto como uma nova porta que se abre para novos e grandes resultados. Muitas empresas tiveram a chance de crescimento a partir de um cenário de crise.

O economista e especialista em investimentos Richard Rytenband, desenvolveu recentemente um estudo sobre as Maiores Crises da História Mundial em que analisa períodos marcados por uma grande recessão econômica. "Há poucos momentos tão promissores para empreender que em momentos de crise. É um período de ajustes, a hora que o excesso de endividamento é corrigido, assim como os maus investimentos abandonados. É o momento em que a realidade vem à tona, e entra em curso um processo de purificação da economia", diz Rytenband.

É nessa hora que se põe à prova algumas importantes características dos profissionais responsáveis pelo crescimento em momentos de crise: criatividade, capacidade de trabalhar sob pressão, adaptabilidade a novas realidades, bem como a capacidade de criação de novos caminhos. Essa é a hora da inovação, de botar para fora o espírito empreendedor. É preciso, antes de pensar em problemas, imaginar soluções.

Para que se possa criar soluções, inovações, novos caminhos, é preciso abandonar o comodismo, arregaçar as mangas e buscar as mudanças. Ficar parado será uma viagem sem volta ao fracasso. Se o momento é novo, seja ele bom ou ruim, requer novas atitudes, novos pensamentos, novas iniciativas.

Este é o momento de deixar o pessimismo de lado, adotar uma postura positiva, proativa, e ter coragem para sair da zona de conforto e promover as mudanças necessárias para adaptar-se ao novo cenário. Encare a crise como uma grande oportunidade, e os resultados virão!

Melhore sempre e muito sucesso!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento