Café com ADM
#

APRENDER A "VER" É UM DIFERENCIAL.

No mundo globalizado em que vivemos ter visão é fundamental para sucesso tanto na vida pessoal como profissional, porém a falta de visão é um vírus letal de conseqüências vagarosas para um administrador. Certa vez na hora do almoço, me dirigi a uma barraca de um ambulante para acompanhar um amigo que ia comprar pilhas para seu Walkman. O meu amigo perguntou o preço e ele respondeu que custava três reais e o meu amigo sem perceber nada lhe deu uma nota de cinco reais, o ambulante pegou a nota e ficou tatiando-a por uns 40 segundos, achamos estranho tal demora em dar o troco e foi então que olhamos em sua face e descobrimos que ele era cego. Eu estava espantado porque a sua barraca era totalmente organizada, tinha vários produtos como pente, pilhas alcalinas, cortador de unhas entre outros. O meu amigo recebeu os devidos dois reais de troco eu porém fiquei espantado com tamanhas habilidades que nós seres humanos podemos desenvolver através de uma necessidade. Visão de oportunidade é o que falta na maioria dos universitários de hoje, a acomodação com uma situação e um pensamento estático impede as novas descobertas por produtos e serviços. Desenvolver esta habilidade empreendedora é fundamental para sobreviver nos dia de hoje, aquele que consegue enxergar uma oportunidade diante de um cenário que parece totalmente explorado, este é o que chamo de Grande Titã. Porque na velocidade em que as coisas acontecem, também se faz necessário o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. Um dos ingredientes para desenvolver a sua VISÃO é analisar como você tem se comportado perante as influências dos parentes e amigos, diante da manipulação em massa da mídia, da falta de busca por conhecimento entre outras. Tenho certeza que após esta análise você terá vários "Eu podia ter feito melhor, ou de outra maneira"
. Você deve estar se perguntando só isso? E a resposta é SIM! Como dizia Jules de Goncourt "Aprender a ver é a mais longa aprendizagem de todas as artes.

Enxergar por um outro prisma nos faz inventar coisas que nunca foram feitas e inovar o que já existe. Foi desta maneira que alguns empreendedores são lembrados pelos seus grandes feitos como por exemplo Alberto Saraiva dono da Rede Habib`s, Samuel Klien da Casas Bahia, Antonio Ermilio de Moraes do Grupo Votorantin, Abílio Diniz do Grupo Pão de Açúcar. Todos eles são pessoas normais feitas com os mesmos números de cromossomos e células que compõem um ser humano, porém desenvolveram uma capacidade de VISÃO muito eficiente. E você também pode se tornar um grande ícone no mundo da Administração, basta começar a VER diferente. Este é o primeiro de muitos temas polêmicos inerentes à administração que irei abordar. Um grande abraço e até a próxima. Ricardo Ribeiro.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.