Aprenda a se posicionar com essas 4 dicas

Eu quero dar algumas dicas pra você, que já vai te ajudar a se posicionar frente às situações que demandam posicionamento. Ou seja, ser assertivo

Para falar de posicionamento, é importante que voltemos à infância, onde podemos entender onde estão as raízes para esses comportamentos.

A forma de educação mais comum que nós observamos é a do autoritarismo. Os educadores (pais ou professores) em sua grande maioria, não educam. Eles impõem. Essa imposição, nunca deu margem para questionamentos. Em qualquer tentativa de questionamentos por uma criança, não é raro ouvir coisas do tipo: "Cale a boca!", "Você não tem direito a dar opinião", "Não se meta, não é assunto seu", dentre outras atrocidades educacionais.

O que ocorre, é que este tipo de educação vai criando uma série de condicionamentos mentais e comportamentais. Dentre eles a dificuldade em se posicionar com as outras pessoas.

A boa notícia é que através do processo de coaching, qualquer pessoa pode romper estas limitações e poderá se posicionar com assertividade.

Eu quero dar algumas dicas pra você, que já vai te ajudar a se posicionar frente às situações que demandam posicionamento. Ou seja, ser assertivo.

Respeite o Modelo de Mundo das Pessoas

É muito importante você estar presente para estes dois pontos: ninguém é igual a ninguém! O que eu quero dizer aqui é que cada individualidade tem suas próprias experiências, suas crenças, seus valores, etc. Isso torna uma pessoa única.

Por que é importante eu saber isso? Porque tendo consciência disso, eu espero que você entenda que você jamais deve julgar a outra pessoa, porque você não sabe quase nada (ou nada) sobre ela.

Cada um enxerga o mundo de uma forma, e ninguém enxerga o mundo da mesma forma que você, certo?

Baseie-se em Fatos, não em Pessoas

Uma das grandes dificuldades das pessoas é que na hora de se posicionarem, até mesmo em um feedback, é que elas começam a falar das pessoas, ou seja, julgarem. E isso é a pior coisa que se poderia fazer, pois certamente isso vai, necessariamente, acabar em conflito.

Diga o que lhe Incomoda

Fale sobre os fatos que você discorda, aqui já é o auge do posicionamento. Seja emocionalmente firme neste momento, porque é aqui que às vezes tudo tende a desandar. Se você deixar o emocional tomar conta, ou você pode passar uma imagem de fraqueza, e não ser ouvido, ou poderá acabar falando das pessoas em vez de fatos.

Busque uma Solução com uma pergunta Coaching

Aqui é possível que você queira apresentar o seu ponto de vista. Faça isso. Mas, para não parecer prepotente ou arrogante, pergunte o que a outra pessoa pensa a respeito e como podem chegar em uma situação que seja ideal para ambas as partes.

Esta fase pode ser opcional, pois às vezes você tem que se posicionar para impor os limites do respeito, como no mercado, por exemplo, quando alguém quer furar a fila do caixa... rs.

***

Por mais que as crenças que tenhamos possam trazer uma carga muito forte e interferir no nosso modus vivendi, sempre é possível re-significar as crenças e criar uma forma de viver da forma que você julgar necessária. Para isso que existe o processo de Coaching.

Muita Paz,

Ramon Barbosa
Coach de Alta Performance

Fonte: http://www.ramonbarbosa.com.br/blog/aprenda-a-se-posicionar-com-as-pessoas-com-essas-4-dicas/

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento