Aprenda a melhorar seus relacionamentos no trabalho

Saiba como você pode melhorar seus relacionamentos no trabalho mudando apenas uma simples atitude

É bastante comum encontramos aquelas pessoas que não temos muita empatia no trabalho, não é verdade? Como é incrível que, tudo o que essa pessoa faz para a gente, acaba nos irritando ou trazendo uma sensação desagradável. Mas você sabia que é possível mudar essa situação? Para mostrar a dica, precisarei primeiro te posicionar em relação ao assunto.

Nós, seres humanos, temos um padrão de comportamento para toda ação que praticamos. É bem simples o funcionamento: primeiro, recebemos um estímulo externo da situação na qual estamos inseridos. Esse estímulo gera uma emoção no nosso sistema límbico cerebral (parte do cérebro responsável pelas emoções e comportamentos sociais) e o nosso "filtro" para reagir a tal situação, o neocortex (região que detém o domínio da cognição), é baseado na interpretação que tivemos em experiências anteriores, com isso o nosso comportamento tende a ser da mesma maneira que foi nas outras situações.

Para conseguirmos alterar um determinado comportamento, é preciso alterar a maneira de como interpretamos a situação. Toda situação possui algo positivo que pode ser extraído dela, nem que seja a experiência de saber que aquilo não foi bom para você. O grande segredo de conseguir mudar seu comportamento, para se adequar melhor a outras pessoas no ambiente de trabalho, é ressignificar as situações adversas que acontecem. Ressignificar significa dar um novo significado, ou seja, mudar a forma de como você interpretou a situação.

Mas como fazer essa ressignificação se, muitas vezes, quando acontece uma situação ruim, eu reajo instantaneamente? A resposta é bem simples: treine. Comece a observar como são suas reações e seus comportamentos e passe a tratá-los de forma consciente. Depois, antes de agir, pense se essa reação que você está tendo é adequada para a situação. Agir de maneira consciente não significa que estará agindo de forma manipuladora ou falsa, pelo contrário, você estará sendo você mesmo, porém reagindo com mais sabedoria.

Fique tranquilo caso você não tenha tanto sucesso nas primeiras vezes que começar a aplicar esta técnica, como tudo na vida demanda um certo tempo para aprendermos, isso também demanda um tempo para começar a ter resultados favoráveis. O importante é que pratique sempre e aprenda com as suas experiências. Fracasso não é ter resultados ruins, é desistir daquilo que você busca.

ExibirMinimizar
aci baixe o app