Café com ADM
#
Apreciando o estresse
Apreciando o estresse

Apreciando o estresse

“Você não pode ter os ganhos de um cavalo de corrida com a placidez de uma mula"

Líderes de sucesso aprendem a apreciar a tensão. Estresse positivo é algo excelente. Onde mais poderíamos obter energia para cumprir nossas responsabilidades? Despertar a criatividade? Obter desempenhos excelentes? Até a natureza nos mostra seu valor. Os botânicos falam sobre o turgor, que é a pressão que mantém as hastes das flores na posição vertical. Florações caídas sofreram a perda dessa pressão saudável. Sem tensão, há uma ambição inadequada para alcançar o sucesso. Almofadas raramente levam.

O estresse deve ser gerenciado, mas esse é o ponto: gerenciar, não eliminar. Aprender a apreciá-lo, não temer, é a chave para o uso produtivo da pressão. Um consultor certa vez perguntou a um jovem funcionário enquanto estudava a empresa do cliente. "Há quanto tempo você trabalha para esta empresa?" Ele respondeu com "Desde que o chefe ameaçou me demitir!" Ele definitivamente não tinha o “fogo sagrado” necessário para a liderança. Ele estava murcho.

É comum ouvir cônjuges e filhos expressando sobre o quão cansados seus companheiros e pais estão à noite. Entretanto, na minha experiência com líderes é que viver com tensão faz parte do preço pago pelo sucesso. Minha resposta ao desejo de um ambiente de não-tensão é bastante simples: "você não pode ter os ganhos de um cavalo de corrida com a placidez de uma mula".

Um psiquiatra, certa vez, foi enviado para uma área de conflito armado para entrevistar uma variedade de soldados. Alguns haviam realizado atos heroicos; outros haviam se escondido da batalha, até mesmo desertando. Sua pesquisa foi para discernir a razão do comportamento. Ele relatou que ambos os grupos estavam realmente motivados pela mesma coisa: medo. No entanto, aqueles vistos como heróis correram para frente e os não-heróis correram para trás. A mesma coisa é verdade em negócios ou liderança (de qualquer natureza). Ou enfrentamos nossos problemas como desafios ou nos concentramos na concha da inércia.

Nossa tarefa é entender e usar a tensão positiva como uma ferramenta para produtividade. Estresse por si só não é naturalmente ruim. Precisamos capturar seu valor para avançar. Eliminar todo o estresse? Não. Administrar e apreciar a tensão. Definitivamente.

Considere: 1) Estou categorizando corretamente os fatores de estresse em minha vida? 2) Onde eu estou correndo de costas? 3) Como posso demonstrar uma gestão eficaz de estresse?

Palavras de sabedoria: “Você não pode ter os ganhos de um cavalo de corrida com a placidez de uma mula.”

Sabedoria da Palavra: “Pois Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade. (2 Timóteo 1.7, BJ)

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.