Café com ADM
#

Apostem suas fichas. Quais serão os futuros consumidores???

As mulheres, os idosos ou as crianças? Diversas pesquisas têm sido encomendadas por empresas de diversos países para que sejam identificados os comportamentos de compras, ou ainda, quais os potenciais consumidores de produtos e serviços. Não obstante, as empresas brasileiras também procuram identificar possíveis consumidores. Com o acirramento da competitividade das empresas, nunca é muito investir em pesquisas para que se garanta a tão almejada vantagem competitiva. É preciso que as empresas obtenham cada vez mais informações, para que sirvam de subsídios na adoção de medidas que venham ser adotadas no intuito de garantir maiores lucros e a conquista de novos clientes. Meses atrás, li em uma coluna de jornal a opinião de um especialista em marketing afirmando que a mulher ainda deve ser o principal foco dos planejamentos das empresas, uma vez que esta, geralmente, é quem dita as regras no supermercado e se encontra cada vez mais independente, "invadindo" o mercado de trabalho. Em parte concordo com o colega mas, é preciso estar atento a todas as mudanças que ocorrem na nossa sociedade. É bom que sejam observados os comportamentos dos consumidores de forma mais ampla. Recente pesquisa divulgada nos Estados Unidos dão conta da importância dos chamados "teens", para a economia daquele país. São os pré-adolecentes. Segundo a pesquisa os pequeninos influenciam em um volume de compras mundiais da ordem de U$$ 600 bilhões. A previsão para o ano de 2005 só nos Estados Unidos, é de que o gasto desta parcela da população deve atingir U$$ 41 bilhões. No Brasil esta turma é bastente ávida pelos aparelhos de telefonia celular mas, vários são os setores que podem se beneficiar da participação dos pequeninos na economia. Varejistas, muita atenção para esta turminha, mesmo que eles não tenham condições próprias, influenciam bastante no comportamento de compras de seus pais. É só lembrarmos deles dentro dos supermercados, no shopping center e em lojas de departamentos. Mulheres, homens, crianças, não importa a característica e nem a idade, todos são potenciais consumidores e merecem total atenção. Os empresários brasileiros deverão investir cada vez mais em pesquisas e capacitação profissional, para que possam conhecer e saber lidar com os seus clientes.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.