"Antiga" Administração atual

Apesar das teorias da administração terem sido criadas há mais de cem anos, e tendo tido inúmeras modificações, ainda nos dias atuais existem situações que estão no contexto antigo

Vamos falar sobre a teoria cientifica. A teoria cientifica foi criada através de observações feitas por Frederick Winllon Taylor, um engenheiro americano mais conhecido como pai da administração.

Taylor dava enfase as tarefas, ele acreditava que os operários deveriam ser “treinados” para apenas uma função, assim teriam muito mais pratica, agilidade, e como consequência o aumento da produção, porém os trabalhadores eram expostos a longas jornadas de trabalho, em condições deploráveis e sem direito a folga e com baixos salários.

O Capítulo 4 da série Gigantes da Industria do Canal History Channel, detalha muito bem essa época. Ainda hoje há empresas que trabalham com o taylorismo, os fast food são bons exemplos, tem um funcionário para cada detalhe da preparação do lanche, um para fritar o hambúrguer, outro para abrir o pão, outro para colocar a salada,outro para colocar na embalagem para em fim ser entregue ao cliente. A grande maioria dos fast foods pagam salários muito baixos para muitas horas de trabalho. O que não é satisfatório para os funcionários.

Já na teoria clássica, Fayol um executivo francês dava enfase para a estrutura, ou seja, ele olhava a empresa desde o operário ate o produto final. A teoria clássica de Fayol, se preocupava em aumentar a eficiência da empresa por meio da organização, procurando obter melhor rendimento.

Essa organização clássica do trabalho trouxe uma abordagem rígida e mecanicista que considerava o homem como econômico, ou seja, se assemelhava a uma maquina. Não havia preocupação com a satisfação do operário, se ele estava satisfeito, se tinha um tempo adequado para descansar, entre outras coisas, o filme Tempos Modernos, ilustra bem esses conceitos. Os operários tinham de realizar suas funções em um tempo pré determinado, assim chegamos a conclusão de que a especialização por parte do operário tornava os incapazes de atuar em outra área de produção, e gerava uma impessoalidade que os deixava ainda mais insatisfeitos.

Operadores de telemarketing são exemplos desse mecanismo ,eles trabalham de 6h á 8h por dia,com um tempo pré determinado para cada ligação e separados por divisórias, devemos lembrar que geralmente recebem salário mínimo,quando são atendentes receptivos e por comissão quando ativos, o que os deixa ainda mais frustados. Apesar das teorias clássicas terem trazido inúmeras vantagens para a administração,conseguimos enxergar com clareza que ainda é preciso melhorar.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento