Ansiedade

Você já teve a sensação de ter deixado o gás ligado, o portão aberto, ou a simples sensação de ter esquecido alguma coisa e voltou para verificar? Esses são alguns dos sintomas da ansiedade!

Segunda feira, 07hs da manhã, o despertador toca e de repente João pula da cama, o coração começa a acelerar, como se tivesse levado um susto. Ele se troca, toma seu café e sai para o trabalho. Após uma manhã intensa de trabalhos e reuniões, João sai para almoçar com seus colegas e durante o almoço começa a suar frio, sente seu corpo tremer e tem a sensação de que vai desmaiar. Começa a pensar que irá perder o controle que talvez seja melhor sair do lugar, que embora não estivesse tão cheio, para João parecia estar lotado. Essa cena se repete em uma reunião muito importante que João teve no período da tarde , na qual não consegue permanecer e constrangido vai em busca de ajuda em um hospital. Após muitos exames descobre que o que teve foi uma crise de pânico.

Você já ouviu alguém contar uma história como essa? Ou talvez já tenha vivenciado um momento assim?

Pois é este é o ponto alto de uma crise de ansiedade, que na maioria das vezes se inicia com sintomas mais brandos, como a aceleração dos pensamentos, inquietude, irritabilidade, insonia, esquecimento, enfim. Os sintomas começam pequenos e vão crescendo a medida que vamos ignorando-os. Atualmente somos expostos a muitos estímulos, em casa, na rua, no trabalho. Temos tantas tarefas para realizar, tantos papeis para exercer que nos falta tempo e muitas vezes folego. O que nos faz perder o foco e até mesmo o prazer e o propósito na vida.

Mas como se blindar desse mal, que tem assolado milhares de pessoas, sejam elas adultos ou crianças?

Existem algumas técnicas muito eficazes para redução ou controle da ansiedade, como esporte, meditação, relaxamento, mas como utiliza-las se não temos tempo? Todas essas técnicas só serão eficazes se forem associadas a um processo de autoconhecimento, isso mesmo!

Saber como funciona nossa mente, é a principal ferramenta para combater a ansiedade.

Então aí vai uma dica para você!

Comece a prestar mais atenção à seus pensamentos, pois é lá que tudo começa!

Questione seus pensamentos: “ O que é isso que estou sentindo? Porque estou com tanto calor se o local tem ar condicionado? Será que só eu estou me sentindo assim? quais as possibilidades de ficar sem ar em um lugar arejado e com poucas pessoas? Bem vou fazer um exercício de respiração para ver se não é ansiedade!”

Esse é um exercício muito eficaz, só é necessário conhecimento e treinamento para realiza-lo de forma eficaz e só depende de você!

Se você gostou, dá um curtir e compartilhe com seus colegas, quem sabe tem alguém que você conheça que precisa desta dica!

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