Análise de Mercado: ficção ou realidade ?

Alguns recortes de notícias de jornais da última semana chamam a atenção: Os veículos importados tiveram um aumento no volume de vendas no Brasil, as importadoras comercializaram neste primeiro trimestre do ano 7,45% a mais no atacado, e 6,64%, no varejo; no Brasil, há quase 90 milhões de celulares, sendo que apenas em março último houve 1,343 milhão de novas habilitações. Como contraste a estas notícias poderia recorrer à qualquer uma abordando os seguintes temas: saúde, educação e segurança, apontando de forma aleatória a situação catastrófica da saúde pública, a sensação de insegurança nas cidades ou, ainda, o quanto o esforço de governos no setor educacional não surtem os resultados efetivos esperados. E não comentei, ainda, sobre o desemprego. Qual a análise que você faria de um país com o quadro acima ? Como entender um país com leis e impostos da Bélgica e realidade social semelhante à Índia ? Essa Belíndia imaginária nunca esteve mais às claras no país. E, para piorar a Índia terá nesse ano crecimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre 7% e 8% neste ano. Teremos que mudar o referencial e cotejar o Brasil à Namíbia ou outro país da África subsaariana. Como já falou o professor Belmiro Valverde Jobim Castor, o Brasil não é para amadores. Compreender a multifacetada realidade brasileira e tentar sintetizá-la não é tarefa simples. Se por algumas vezes somos otimistas, nos apresentam estatísticas que nos deixam pessimistas. Porém, quando declaramos o descrédito no país, nos brindam com notícias de desenvolvimento à todo vapor. Imaginem a tensão de um gerente de marketing ante o lançamento de um novo produto. Toda a estratégia montada, equipe a postos e lá vem uma onda de notícias negativas apontando para crises e para as pizzas que de tão enroladas já viraram calzones. Cancelam-se promoções, postergam-se lançamentos até a calmaria reinar. Para aqueles que vivem de tentar compreender o país e suas circustâncias resta apenas torturar os dados até que eles confessem exatamente o que se deseja deles. A isso chamamos de análise de mercado. Claudio Marlus Skora é administrador, economista e mestre em Administração de Empresas. Entre em contato com suas colaborações, críticas e dúvidas: claudio_skora@hotmail.com Publicado originalmente na coluna Gestão Empresarial do Jornal Hora H de Curiitba, página 16.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.