ALTERNATIVAS ESTRATEGICAS

ALTERNATIVAS ESTRATÉGICASConcentração em um único negócioA empresa dirige todas as suas energias a um único alvo, se dedica a um único produto, ou a um único mercado, ou a uma única tecnologia. McDonalds, canetas Bic.
Joint ventureAlternativa estratégica indicada para empresas que não dispõem de tecnologia ou de capital para adquiri-la e de outras que dispõem de ambas. Os parceiros associam-se, um oferecendo seus mercados e ou outro tecnologia ou capital. O que diferencia esta estratégia e a criação de uma terceira empresa de cunho societária internacional, num dos países envolvidos.

RetraçãoEmpresas em dificuldades utilizam-na com a finalidade de reduzir seus custos de pessoal, de produção, de marketing e promoção, diminuir custos e melhorar a produtividade para que a empresa possa sobreviver Integração horizontal Concentração de capital da empresa através da compra ou associação de empresas similares

Integração verticalOcorre quando a empresa passa a produzir um novo produto ou serviço, que se acha entre o seu mercado de matérias-primas e o seu consumidor final. Um exemplo típico de integração vertical é o de grandes grupos industriais brasileiros que adotaram essa estratégia visando seu crescimento ao iniciar a fabricação de componentes que anteriormente apenas compravam para montar seus veículos. Diversificação

Pode ser dividida em duas categorias a concêntrica e por conglomeração Concêntrica produção ou comercialização de uma nova linha de produtos ou serviços, aproveitando-se a mesma tecnologia, a mesma força de vendas e oferecendo uma quantidade maior de produtos no mesmo mercado. Conglomeração consiste na diversificação de negócios na qual a empresa não aproveitará a mesma tecnologia ou força de vendas Inovação Desenvolvimento de uma nova tecnologia, ou procura do desenvolvimento de um produto inédito ou milagroso, ou serviço diferenciado que apresenta ótimas perspectivas de aceitação no mercado. Estratégia indicada para empresas que dispões de uma elevada quantidade de recursos e possam assumir um alto risco. Desinvestimento Comum nos casos de diversificação mal sucedida, em que as empresas se encontram em dado momento diante de linhas de produtos que deixam de ser interessantes por começarem a comprometer a linha de produtos ou de negócios originais da organização Parceria As parcerias têm diversos estágios: Parceria através de uma conveniência comercial ou de produção comum, nesse caso nem a formalização contratual e necessária. Parceria muito formalizada e que possui diversos estágios, desde a comercialização dos produtos até a sua produção e comercialização total, desde que seguindo as regras do franqueador (franquia ou franchising). Parceria (terceirização) que só da certo se contratualmente determinada e composta por pessoas jurídicas, que se comprometem a passar a fazer como prestador de serviços as atividades cuja especialidade maior é sua fornecendo-a a seu parceiro contratante. Internacionalização Consiste em eliminar fronteiras e arregimentar capitais financeiros,em transladando idéias e produtos ao redor do mundo tanto na produção e comercialização, quanto na orientação básica. É uma estratégia que, apesar de ser predominantemente utilizada por grandes grupos transnacionais, é de uso, até por questões de sobrevivência, por qualquer porte de empresa. Podemos adotar a internacionalização, passando a fabricar, a projetar ou a comercializar um produto mundial ou parte dele, como por exemplo, componentes internos ou até serviços periféricos diversos: os notebooks, os veículos populares, as redes de fast-food, as indústrias músicas e do show business, a moda relacionada com cosméticos, roupas, tênis, o mundo esportivo, etc. Liquidação do negócio Usada em último caso, quando não existe outra saída, a não ser fechar a empresa. Pode ocorrer quando a empresa se dedica a um único negócio ou produto, e este, depois do estágio do declínio, não foi substituído ou administrado com cuidado, quando a empresa não enxerga o futuro, quando vive em constante retração e, principalmente, quando as estratégias são mal escolhidas ou mal implementadas.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.