Alguns dos limites estabelecidos pela moral

Os estudos das sociedades ao longo dos tempos permitem aos homens refletirem seus modos de vida dentro de seus círculos sociais onde a moral pode ser definida como um conjunto de regras e normas que compõem a filosofia de vida de determinadas sociedades e o desempenho de suas ações e reações nas engrenagens que singularizam determinadas culturas

A moral pode ser definida como um conjunto de regras e normas que compõem a filosofia de vida de determinadas sociedades e o desempenho de suas ações e reações nas engrenagens que singularizam determinadas culturas. Pode ser definida como tradição, sendo um mecanismo que define comportamentos. Também pode ser considerada como ações em que os indivíduos (daquela sociedade) se adéquam de forma involuntária. Ainda, algo que é maior e que transcende a existência do próprio indivíduo.

Os estudos das sociedades ao longo dos tempos permitem aos homens refletirem seus modos de vida dentro de seus círculos sociais. Os direitos e os deveres nasceram como uma troca recíproca de relações que pudessem estabelecer parâmetros de sustentação e organização que garantissem a sua prosperidade, pelo menos em sua condição original.

Entretanto, a moral não pode ser comparada com outras morais ou filosofias de vida e, tampouco, pode ser considerada de caráter universal pelo simples motivo de sua profundidade e diversidade de regras e normas que são singulares. São muitas as culturas e a multiplicidade é tamanha que a isonomia não pode ser sustentada, não pode ser aceita.

Por outro lado, estudar as diferentes fontes filosóficas relativas à moral de cada sociedade e suas diferentes aplicações é, sem dúvida, importante para um estudo que sirva, apenas, para se obter uma relativa compreensão do problema em estudo, mas jamais pode ser fonte de referência para a implantação de um modelo ou método de aplicação universal.

Portanto, é fundamental compreender a singularidade da moral e entender que sua aplicação diz respeito ao conjunto de normas e regras que regem determinada sociedade e que moldam sua cultura de forma única para cada sociedade. É entender e respeitar a diversidade cultural que é sustentada em bases morais diferentes conforme a sociedade em estudo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento