Além das resoluções de final de ano
Além das resoluções de final de ano

Além das resoluções de final de ano

Além dos tradicionais e importantes balanços do ano, pedidos, figas, badulaques, simpatias, sonhos e desejos, que tal se acrescentar também ações de última hora que já estejam direcionadas ao que queremos atingir ou receber? Nunca é tarde para começar

Chegando neste final de ano, escuto e me pego falando, brincando ou concordando que o que não foi em feito em 2015 fica para 2016, ou melhor, tentaremos novamente no ano novo que se aproxima. E resolvi escrever, até para relutar contra esta quase lógica de final de ano.

É certo que estamos muito próximos da virada, mas, o ano ainda não acabou de fato. Então porque não nos esforçamos para virarmos mais leves e equilibrados? Da mente, da alma e também do corpo, se for importante para você.

Além dos tradicionais e importantes balanços do ano, pedidos, figas, badulaques, simpatias, sonhos e desejos, que tal se acrescentar também ações de última hora que já estejam direcionadas ao que queremos atingir ou receber? Nunca é tarde para começar.

Então, ao invés de esperarmos curar a ressaca da virada ou a mente fervilhando sobre as metas não atingidas para começar, porque não fazer isso já?

Talvez não seja possível parar de fumar de agora para 31 de dezembro, mas e quanto a diminuir a quantidade? Ou procurar apoio, conversar com quem conseguiu parar, comprar um adesivo, chiclete, estabelecer pequenas metas para este e para o próximo ano?

Arrumar um emprego ou mudar de emprego neste final de ano é difícil, mas não é impossível. De qualquer forma, dá para movimentar este campo atualizando currículo, reativando contatos, se cadastrando em sites de vagas, atualizando seu perfil, pesquisando e mandando currículo para oportunidades disponíveis no mercado e conversando com amigos. E também já é possível definir metas e ações mais frequentes a partir do início do ano. Até porque, enquanto muita gente está pensando que o ano só inicia depois do carnaval, se começar a agir neste instante, já estará se antecipando e abrindo o leque para novas oportunidades.

Emagrecer cinco, dez quilos de maneira saudável e em tempo recorde realmente não é possível. Mas, dá para começar a trabalhar a mente para atingir este objetivo e o corpo também. Colocar um tênis e sair para caminhar. Ir a uma nutricionista ou endocrinologista. Comer mais saudável enquanto não é Natal ou não está na festa da empresa e no amigo secreto. Ler sobre esporte e saúde. Pesquisar academia e atividades de que gosta para começar em janeiro.

Comprar um apartamento, um carro, mudar de casa, adquirir um bem ou quitar as dívidas. Pesquisar, conversar com especialistas, comparar preços e alternativas, consultar o banco, fazer as contas, preparar uma planilha e visualizar o que é possível, de que forma e em quanto tempo. O importante é começar, porque assim o que parece distante ou difícil vai ficando mais próximo no nosso campo de visão e entendemos o que podemos fazer para atingir nosso objetivo.

Outro pedido bastante comum nesta época é um amor. E relacionado a isso pode ter noivado, casamento, filhos, família. Neste caso é preciso ver se estamos de fato abertos e preparados para receber alguém em nossas vidas. E um passo importante nesta direção e que independe da sorte, destino ou do cupido é trabalharmos o amor próprio. Quanto melhor estivermos sozinhos, conscientes, felizes e realizados, mais estaremos abertos a qualquer tipo de relacionamento. Ainda neste ano é possível se conhecer melhor, entender suas necessidades, olhar para si de fora para dentro e de cabo a rabo, cuidar e se amar mais.

Programação e planejamento. Ainda dá tempo de fazer um curso de final de semana, comparar os cursos de pós-graduação, se inscrever num curso online, programar a viagem dos seus sonhos, pedir perdão para alguém, reencontrar seu grande amigo que não vê faz tempo, meditar, fazer algo pela primeira vez, ir à terapia e fazer a listinha de objetivos para o novo ano.

Pule as sete ondas, entregue oferendas a Iemanjá, coma lentilha, use roupa e lingerie nova, faça seus pedidos, desejos, brindes, sonhe e sonhe muito, acredite com fé. Mas, até lá avance e movimente sua energia em direção as suas metas. Esteja um pouco mais próximo do que você quer e, por favor, comece ainda este ano. Comece o mais rápido possível. Comece neste instante.

“Não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar

Não deixe nada pra semana que vem

Porque semana que vem pode nem chegar

Pra depois, o tempo passar

Não deixe nada pra semana que vem

Porque semana que vem pode nem chegar

Esse pode ser o último dia de nossas vidas última chance de fazer tudo ter valido a pena

Diga sempre tudo que precisa dizer

Arrisque mais, pra não se arrepender

Nós não temos todo o tempo do mundo

E esse mundo já faz muito tempo

O futuro é o presente e o presente já passou

O futuro é o presente e o presente já passou” (trecho da música Semana Que Vem, da cantora Pitty).

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento