Café com ADM
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Ajudar o Cliente a Comprar

A decisão final que corresponde ao fechamento de qualquer processo de negociação, está sempre nas mãos do comprador e não do vendedor. Portanto, não adianta apenas vender, cada vez mais vendedores precisam se tornar estudiosos das necessidades de cada um de seus clientes. Ser generalista não convence mais, o consultor de vendas deve ser um especialista no mercado em que atua, entender tecnicamente o funcionamento do produto ou serviço que oferece, conhecer profunda e detalhadamente o seu ramo de atividade, inclusive as variações e oscilações de mercado. O cliente deve ter o vendedor como fonte de informação técnica. Vamos nos perguntar, se estamos dando a devida atenção ao pós-venda, se fazemos de maneira adequada uma checagem de satisfação do cliente em vendas já realizadas. O Tirador de Pedido, não existe mais, é necessário ser persuasivo, ter conhecimentos de marketing, matemática financeira, psicologia comportamental e empresarial, informática e planejamento estratégico. Além de atingir metas e buscar ampliar a sua carteira de atendimento, para o profissional de vendas é uma questão de sobrevivência, conseguir a próxima venda com o mesmo cliente. No mercado o cliente encontra a disposição qualidade e preços semelhantes, a qualquer hora, lugar e quantidade desejada, assim é importante traçar estratégias com atrativos, serviços agregados, vantagens e confirmações de confiabilidade. Não vendemos o que queremos vender, vendemos aquilo que o cliente necessita, portanto trata-se de administrar as contingências de compra. São soluções para atender necessidades, e as necessidades mudam, o interesse, a frequência, a direção, o volume, percepção de tecnologias e muito mais, estar consciente disso, e cada vez mais preparado tecnicamente, se torna possível ajudar o cliente a tomar a decisão. Saúde, Paz e Sucesso!
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