Agregar valor – e agora?

Talvez você já ouviu a frase de Jack Welch, ex CEO da GE: “Estamos na Era do Valor”. Com certeza você já ouviu apelos como: “Você precisa agregar valor a seu trabalho!”, “Precisamos agregar valor ao nosso negócio”, “Temos que agregar valor ao cliente”. O conceito de agregação de valor na gestão empresarial é relativamente simples, mas complicado na aplicação. Vamos descomplicar então.

Talvez você já ouviu a frase de Jack Welch, ex CEO da GE: “Estamos na Era do Valor”. Com certeza você já ouviu apelos como: “Você precisa agregar valor a seu trabalho!”, “Precisamos agregar valor ao nosso negócio”, “Temos que agregar valor ao cliente”.

O conceito de agregação de valor na gestão empresarial é relativamente simples, mas complicado na aplicação.

A gestão financeira é uma das áreas mais relevantes, uma vez que ela gerencia a geração e a aplicações financeiras da empresa, desde o pagamento dos salários até a decisão ou não por um investimento.

Tradicionalmente prevalece a visão de que lucro gera valor.

A gestão moderna busca atender aos interesses dos stakeholders.

Surge, então, a gestão estratégica, que entende a remuneração do acionista como resultado da satisfação dos stakeholders na sequência colaborador(!) – cliente – fornecedor – comunidade.

O desafio é, portanto, descobrir quais são as necessidades essenciais dos stakeholders de tal modo que a organização alcance, continuamente, um valor superior ao atual, atraindo novos stakeholders para fazer negócios com ela e incentivando a permanência dos mais atrativos para ela.

Vamos entender então “Valor” como a aplicação de competência e tecnologia nas relações com os stakeholders, a saber:

Para facilitar a unificação de linguagem na sua organização em torno da criação de valor segue aqui uma agenda que possa ser útil na hora de verificar se você está assimilando e aplicando um ou mais destes itens no seu dia a dia, a saber:

1 - Valor para o Colaborador compreende um trabalho enriquecedor, com mensuração de desempenho e remuneração conforme desempenho.
Os atributos de maior impacto na atração e retenção(!) de profissionais são:
 Fazer sentir que a empresa é um lugar estimulador para trabalhar
 Reconhecer ao atingir ou superar metas
 Fazer perceber que o trabalho alavanca o crescimento profissional
 Envolver na idealização e implantação de melhorias
 Encorajar de correr riscos (“errar melhor”) para melhorar
 Em suma, criar um ambiente de ser e de se sentir útil
Pergunte: Você gosta de trabalhar na sua empresa?

2- Valor para o Cliente compreende uma característica do produto ou serviço que faz o Cliente perceber que ele vai resolver o seu problema levando em conta qualidade, preço e serviço
Pergunte: você gostaria ser cliente da sua empresa?

3 - Valor para o Fornecedor compreende ser pago dentro do prazo e – em casos complexos – envolvimento no desenvolvimento do produto ou serviço.
Pergunte: Você gostaria ser fornecedor da sua empresa?

4 - Valor para a Comunidade compreende responsabilidade social e ambiental.
Pergunte: você gostaria pertencer a comunidade da sua empresa?

5 - Valor para o Investidor compreende retorno superior ao custo do capital empregado (dividendos)
Pergunte: você gostaria ser investidor da sua empresa?

Como você percebe, valor é sinônimo de solução.

Como se encaixam suas atividades na agenda acima?

Avalie como você pode reforçar ainda mais o valor que você agrega!

Quem vai sair ganhando será você!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Werner Kugelmeier

    Werner Kugelmeier

    Profissional com sólida experiência gerencial e background internacional. Especialidade em entregar métodos e ferramentas para apoiar gestores, na busca de soluções inovadoras através de pessoas energizadas e de resultados impactantes através das melhores práticas voltadas para os pilares Pessoas – Operações – Cliente - Finanças. Autor do “Management System Building – Canvas” (diferente do Business Model Generation - Canvas). Os treinamentos são embasados em graduação de MBA e Direito na Alemanha, 25 anos trabalhando em empresas multinacionais como BOSCH, MAHLE e INTERNATIONAL PAPER, diversos cursos de gestão avançada nos EUA e viagens a negócio para mais de 60 países. Ministrou treinamentos em organizações como: AMCHAM, B.I. INTERNATIONAL, EMBRAER, GMAC, GOL, ITAÚ, MICROSOFT, PREMIER Pet, TOTVS e VOTORANTIM. Autor do livro de Gestão “PRISMA – Girando a Pirâmide Corporativa”, um guia que facilita a carreira empresarial. Coautor dos Livros “Ser + com Criatividade e Inovação” e “Estratégias Empresariais para Pequenas e Médias Empresas”.
    café com admMinimizar