Agosto, mês do desgosto

Será que alguém sabem dizer de onde surgiu essa frase?

Agosto, mês do desgosto

Será que alguém sabem dizer de onde surgiu essa frase?

No século 1, em Roma, as pessoas acreditavam que havia passeando nos céus um dragão noturno que aparecia sempre em agosto. Porém, hoje sabemos que esse se tratava da constelação de Leão, que era mais visível no mês de agosto, que alias tem esse nome em homenagem ao imperador Augusto.

Andando um pouco mais na história, indo mais precisamente para o século 16, era em agosto que aconteciam as grandes navegações na Europa, o que nos torna próximos do “agosto mês do desgosto”, graças a nossa colonização portuguesa. Por ser um mês agitado e que contava com a ausência dos homens, que estariam navegando, agosto se tornou um mês ruim para casamentos, levando-se em consideração a inviabilidade de se ter uma lua de mel e pelo eminente risco da noiva recém-casada se tornar rapidamente uma viúva.

Com isso se dizia muito em Portugal que “casar em agosto, traz desgosto” e ele se tornou o “agosto mês de desgosto” que nós temos hoje. Existe inclusive alguns acontecimentos ruins históricos que ocorreram em agosto como por exemplo em 2 de agosto de 1934 quando Hitler se tornou líder na Alemanha e os ataques em 1945 de Hiroshima e Nagazaki.

É claro que, costumes e coincidências à parte, nós não devemos começar o mês de maneira negativa e prever que será um mês ruim, muito pelo contrário, hoje temos a oportunidade de iniciar um novo mês e fazer com que seja próspero e agradável.

Exibir