Agora que tenho tempo sobrando me falta o mais importante: ânimo!

Você já passou por isso? Agora está passando por este momento? Tem alguém próximo vivendo esta situação? Então vai se identificar com este artigo

O cenário político-econômico do país tem gerado incertezas, frustações e muita paralisia na nossa economia e não é novidade para ninguém que uma das consequências desta recessão é o aumento do desemprego.

E quando você fica desempregado a sua relação com o tempo muda completamente, o tempo que era escasso passa a ser farto até demais. Sabe a sensação de que o dia precisava ter 30 horas, agora, bastaria ter apenas umas 12 horas, tempo suficiente para dormir, tomar café, ficar um pouco na internet e depois um pouco de sofá.

Você já passou por isso? Agora está passando por este momento? Tem alguém próximo vivendo esta situação?

Então vai se identificar com este artigo.

O objetivo não é ser mais um texto de autoajuda e sim, um guia prático de exercícios que poderão trazer mais ânimo e força de vontade para seguir em frente.

Para começar, vamos a definição de ânimo. Ânimo é estado de espírito, força de vontade ou coragem.

Neste artigo vamos utilizar a definição de Ânimo como Força de Vontade.

Ter força de vontade significa sermos capazes de fazer o que devemos ou queremos de forma intencional, vencendo as dificuldades e/ou nossos estados emocionais e, obviamente, a força de vontade está diretamente relacionada com a Motivação (motivo para ação). Portanto, frente ao desemprego, sobra tempo e muitas vezes falta força de vontade e motivação.

No começo, logo após a demissão, a maioria das pessoas quer “desintoxicar” a mente, descansar e se sentir melhor, livre, aliviado.

Passado este primeiro momento vem a ansiedade por uma recolocação rápida e que traga mais vantagens de carreira e financeiras que a experiência anterior. Só que o tempo passa e uma nova rotina se estabelece em sua vida. Se você permitir que esta nova rotina seja focada apenas em enviar currículos pela internet, ela passará a ser angustiante, entediante e frustrante.

Como é possível fortalecer a força de vontade a ponto de estabelecer uma rotina saudável e estimulante mesmo desempregado?

A resposta é exercício!

Assim como você deve praticar musculação para fortalecer seus músculos, vou te mostrar uma série de exercícios que vão fortalecer sua força de vontade e autodisciplina.

A autodisciplina é o ingrediente que vai temperar e incorporar a sua força de vontade, por isso, serão praticados juntos.

Ao desenvolver estes dois poderes, a força de vontade e autodisciplina vamos ter mais consciência do nosso interior, dos nossos impulsos e seremos mais capazes de recusar aquilo que não nos faz bem e perseguir nossos objetivos até alcançá-los.

Quantas vezes você pensa em ir à academia ou dar uma caminhada, sabendo que se sentirá muito bem com isso, no entanto, cria barreiras, bloqueios, desculpas para não fazer e na maioria das vezes por sentir preguiça.

Você pode estar ciente de que precisa mudar os hábitos alimentares ou parar de fumar, no entanto, não tem a força interior e persistência para mudar esses hábitos.

Será que isto lhe é familiar?

Quantas vezes você já disse: “Eu gostaria de ter força de vontade e autodisciplina”?

Quantas vezes você iniciou alguma coisa, para depois passado pouco tempo desistiu?

Todos já tivemos experiências como estas. Você não está sozinho!

Quantas vezes você se sentiu muito fraco, preguiçoso ou com vergonha de fazer algo que você queria fazer?

Acredite! É possível ganhar força interior, promover a iniciativa e a capacidade de tomar decisões e ir até o fim.

A única exigência antes de iniciar estes exercícios é ser sincero consigo!

Um método eficaz para o desenvolvimento e melhoria destas forças é executar determinadas atividades e condicionar sua mente a seguir de maneira racional a sua vontade.

A lógica destes exercícios é treinar esta capacidade de autodisciplina, eles poderão ser adaptados ou modificados conforme a sua necessidade. Agora apresento alguns destes exercícios:

  • Você decide que vai fazer um curso de inglês online, mas cada vez que se imagina estudando, decide adiar e começar outro dia. Se isso acontecer, levante e inicie o curso agora mesmo, no momento em que o pensamento de adiar veio a sua mente. Não deixe que a preguiça seja mais forte que a sua vontade de falar inglês;
  • Se você estiver em algum local que esteja sentado e algum idoso ou grávida não tiver onde se sentar, levante-se e ofereça-lhe o seu lugar, mesmo que o seu lugar não seja o preferencial. Além de muito educado, este ato vai te ajudar a superar a resistência do seu corpo e mente.
  • Existem pratos na pia? E você decide deixar para mais tarde? Faça agora! Fortaleça a sua força de vontade.
  • Você chega em casa cansado depois de uma entrevista e sabe que a melhor coisa é tomar um banho relaxante para diminuir a ansiedade, entretanto, quando entra em casa senta-se em frente à TV e fica com preguiça de tomar banho. Não obedeça à vontade de se sentar, e vá logo tomar um bom banho relaxante.
  • Você reconhece que o seu corpo necessita de algum exercício físico, mas prefere continuar sentado sem fazer nada ou assistindo novela. Levante-se e vá caminhar, correr ou fazer algum outro exercício físico.
  • Você é “chocólatra” e todos os dias come chocolate. Decida que irá comer apenas nas segundas e quintas. Não ceda à tentação, controle seus impulsos.

Estes são exemplos de exercícios simples, mas poderosos. Você pode substituir qualquer um deles por outros que tenham o mesmo sentido de controlar seus impulsos e ser mais forte que a preguiça ou procrastinação.

Nunca se deixe convencer de que não pode realizar os exercícios. Seja persistente e quando concluir apenas um deles verá que a sua força de vontade e sua autodisciplina estarão mais fortes e você mais motivado para outros desafios.

O propósito destes exercícios é começar com algo simples e gradualmente aumentar a dificuldade. Com a prática você irá melhorar, aumentando a sua capacidade de decisão, transformando-se numa enorme satisfação.

E caso você tente e fracasse, não pare!

Todo dia temos uma nova oportunidade para usar todo este tempo disponível a nosso favor, ao amanhecer de um novo dia todas as possibilidades se renovam.

Com sua força de vontade e autodisciplina fortalecidos será muito mais fácil traçar um plano para conseguir um novo emprego, empreender, emagrecer, falar inglês ou alemão e quem sabe até mudar cidade, enfim... qualquer coisa que você quiser é possível, desde que você siga em frente com bom ânimo!

Bom fortalecimento da sua força de vontade e autodisciplina!

Grande abraço,

Vanessa Lemos

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento