Adoçando as ofertas aos Clientes - (Parte II)

Na parte I desta pequena série de artigos, falamos sobre a questão da customização e sua importância. Hoje falaremos sobre dois assuntos: a Conveniência e a Rapidez em serviços.

Várias empresas de sucesso, conseguem um desempenho melhor no mercado que seus concorrentes, por serem mais acessíveis aos seus clientes, seja na visibilidade de seus produtos, facilidade e rapidez na abertura de crédito, realização de pedidos, entre outros. Dessa forma, implementam uma ampla rede de cobertura, montam show-rooms, distribuem catálogos e criam um site na internet.

A palavra conveniência lembra comodidade, ou seja, tudo que estiver relacionado a ela visa proporcionar bem estar. Um exemplo de comodidade é o horário de atendimento estendido, que pode ser implementado desde que haja demanda suficiente para suportar o aumento de custos. Um exemplo clássico de mudança nessa questão de horários foram os bancos; podemos até comentar “humoristicamente”, que até alguns anos atrás eles adotavam a regra do 3:6:4, ou seja, capte dinheiro a 3% empreste a 6% e chegue em casa às 4 para tomar uma cervejinha. Hoje o que vemos são bancos operando 24 horas no atendimento pelo telebanco, internet e até em aeroportos. Várias livrarias, principalmente em centros maiores, adotam o horário estendido, onde muitos visitantes entram para olhar os livros, tomar um café, ou até encontrar amigos. Elas tem se tornado centros comunitários, onde a compra por impulso ocorre com grande freqüência, aumentando consideravelmente o volume total de vendas.

O serviço mais rápido também é um grande atrativo de empresas que se posicionam neste sentido. Há vários exemplos, como uma empresa de gás em Curitiba que promete que o produto será entregue em no máximo 10 minutos, independente do local da cidade. Algumas empresas revelam fotos digitais em poucos minutos; outra do ramo ótico, oferece fazer um par de óculos em uma hora. Há empresas financeiras que conseguem aprovação de crédito em até 30 segundos. Há empresas aqui mesmo em São Bento do Sul que atendem encomendas via telefone, não sendo necessário ir até a loja, proporcionando até mesmo o pagamento com cartão de crédito do conforto do lar ou escritório. O tempo é algo cada vez mais escasso, portanto, mais valorizado pelos clientes.

Se uma empresa for capaz de proporcionar mais conveniência a seus clientes e uma economia substancial de tempo, enquanto seus concorrentes não ainda não oferecem estas vantagens, ela ganhará vários pontos na conquista e manutenção de seus clientes.

Quem quiser sair na frente, vale o desafio.

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