Administre seu tempo e ganhe mais produtividade e oportunidades de negócio

Quer uma ajudinha para organizar suas tarefas? Com os Assistentes Virtuais você consegue otimizar a sua produtividade, administrar melhor o tempo e conquistar novos desafios.

por Christian Barbosa

Todo mundo sempre reclama que não consegue ter tempo para realizar tudo o que precisa em um dia. E se você tivesse realmente mais horas? Como seria esse dia? Para a maioria das pessoas, ele seria exatamente igual, pois o problema não é a quantidade horas, mas sim o uso delas. Agora, se você souber aproveitar melhor seu tempo, com certeza uma hora fará toda a diferença.

Hoje é possível ter mais horas no seu dia, através de um serviço chamado de Assistentes Virtuais, que começou há pouco tempo aqui no Brasil, mas já se tornou uma modalidade muito utilizada no exterior. O serviço funciona como se você tivesse uma secretária para executar as tarefas mais corriqueiras, menos estratégicas, mais simples ou até mesmo as atividades chatas e difíceis que você teria a tendência de enrolar.
Esse conceito tomou bastante força quando o autor Timothy Ferris reforçou em seu livro, Trabalhe 4 horas por semana, que todos devemos delegar o máximo de tarefas para esse tipo de serviço. Apesar de não concordar com a abordagem do Timothy para produtividade corporativa (afinal, na prática, pouquíssimos profissionais vão adotar esse estilo de trabalhar 4h/semana), eu concordo totalmente com ele no quesito da utilização de assistentes virtuais.
Utilizei alguns serviços Indianos, os quais pagava por hora para serviços como: revisão de textos em inglês, comparação de preços e reserva de hotéis ou passagens áreas, cotação de banners em sites estrangeiros para a minha empresa, etc. No Brasil, cheguei a usar o serviço de concierge do meu cartão de crédito para tarefas como reserva de restaurantes ou teatro, achar um marceneiro para arrumar um problema no meu armário, etc.
Em termos nacionais, a Prestus foi a pioneira nesse tipo de trabalho. Quando eles me apresentaram a empresa fiquei muito contente e apostei na ideia, inclusive oferecendo integração para envio de tarefas direto pelo Neotriad. Eu já pedi muitas coisas para eles, desde pesquisas para algum livro até cotação de marketing digital. O custo deles é muito menor do que perder tempo com coisas circunstanciais. Apesar de o seu tempo ser teoricamente “de graça”, a liberdade de poder focar em coisas importantes que realmente tragam resultados não tem preço.

Veja algumas dicas que o Alexandre Borin, presidente da Prestus, nos dá para utilizar bem serviços de assistentes virtuais:
1. Comece delegando tarefas pessoais: você poderá delegar tarefas profissionais em seguida, desde que não incluam informações financeiras e que não identifiquem a empresa em que trabalha.
2. Cuidado para não abusar: tarefas ilógicas, ineficientes ou mal definidas não devem ser feitas nem por você, nem por seu Assistente Virtual.

3. Cada tarefa delegada deve estar muito bem definida, para sua realização.
4. Divirta-se com a delegação: é divertido estar no controle. Mas alivie um pouco da repressão. Assistentes Virtuais trazem o comportamento excêntrico de bilionários ao alcance de cada homem.
Ter mais horas no seu dia é possível, usando bem o seu tempo, ou contratando serviço de assistentes virtuais. Experimente uma vez e veja o resultado.
Christian Barbosa é especialista em administração de tempo e produtividade, fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em Reunião e coautor do Mais Tempo, Mais Dinheiro.
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento