Administrando o tempo - sou produtivo

Regras básicas para tornar o seu dia planejado e organizado, tendo como resultado uma ótima produtividade

Admnistrar o tempo, num mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, está cada vez mais difícil e complexo, porque as pessoas estão no rabalho, em trânsito, em casa, ou na loja de café, e podendo estar trabalhando ou cuidando da vida particular, que hoje se mistura a vida profissional, mas é necessário ter um mínimo de organização, porque seu cliente ou seu Presidente de empresa, precisa de sua produtividade em níveis altos, num mundo competitivo como o nosso.

Mas como faço isso? Sou desorganizado e estou sempre ocupado para gastar tempo no planejamento e no acompanhamento das atividades. E como manter o plano, se surge sempre tarefas não planejadas.

O prmeiro ponto, é identificar se é produtiva. Será que as pessoas sabem se são produtivas? Será que podem entregar mais, com a mesma qualidade?

Faça um levantamento das atividades que realiza durante o seu dia, durante uma semana. Todo registro é importante. Que horas começa o seu dia e a que horas acaba. O que realizou neste dia e o que produziu ao final deste dia. foi satisfatório? Você conseguiu realizar o que planejou? Geralmente as pessoas não sabem o que fazem durante o dia, gerando uma sensação que o tempo está passando mais rápido que precisa e não está conseguindo entregar os porjetos, gerando muita insatisfação de sua parte e logo do seu cliente ou Gestor.

A sua primeira tarefa para mudar este cenário é a organização e o planejamento. Se u planejamento deve ser dividido nos temas que geralmente trabalha ou está neste momento envolvido. Por exemplo, Projeto A, Projeto B, reforma da casa e abertura de uma nova empresa, no caso de empreendedor. Então seu dia, semana e mês deve ser composto por atividades nestes temas e a cada dia, deve-se planejar em horas, nunca menos do que 30 minutos, cada fração de seu dia.

Analise as prioridades, as datas de entrega de cada fase de seus temas e inicie registrando isso no seu planejamento. Em anexo, você deve ter cada tema/projeto mais detalhado para ter controle de datas de entregas e compromissos de cada um deles, mas no planejamento eles devem estar todos juntos para facilitar a visualização. Como sugestão de ferramentas para esta organização, pode ser utilizado o onenote e o plaicativo de calendário que tem em seu dispositivo e que possa ser consultados e atualizado em qualquer lugar que estiver.

Feito o planejamento, importante acompanhar e registrar os tempos que gastou para a realiaação de cada tarefa do dia. se surgir imprevisto, gaste tempo para ajustar e identificar o impacto que terá esta nova atividade no seu plano traçado. e ao final do dia verifique e analise como ocorreu seu dia. Com a constância desta rotina, você conseguirá ter noção de sua produtividade e conseguirá estimar rapidamente quanto tempo leva para cada atividade e poderá interromper qualquer uma delas, porque saberá o impacto que terá.

Agora vá e pratique e fique de olho no planejamento, porque ninguém mais que você pode conseguir fazer esta atividade e depende de você esta conquista. Certamente você terá uma vida muito mais tranquila, não quer dizer sem trabalho, mais muito mais produtivo no seus dias.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento