Administrando crises, criando oportunidades
Administrando crises, criando oportunidades

Administrando crises, criando oportunidades

Saiba o que é a crise e qual o desafio do administrador nesse novo cenário

Grande parte dos maiores inventos do mundo e das maiores empresas foram criadas justamente em momentos de adversidades. O ambiente hostil e de incertezas provocado pelos momentos de dificuldade é também um ambiente extremamente produtivo e propício para enxergar as possíveis oportunidades e desenvolver soluções que até então ainda não foram sequer pensadas.

Esse novo mercado que nasce trazendo pra nós uma hiper competitividade, vai além do mundo real. Ele transcende as barreiras e as divisas territoriais e que é capaz de criar um outro mundo. um mundo virtual.

E nesse novo cenário, o administrador precisa saber olhar para todos os lados, pois a concorrência não vem dos locais óbvios. Ela pode vir de qualquer lugar do planeta. Com isso, as empresas e pessoas que não estiverem preparadas passam a sofrer as consequências e denominam esse momento de crise.

A crise então é um momento de transição de eras. A crise é uma resultante. E ela acontece por dois motivos: despreparo e negligência.

Despreparo por não saber como lidar com o novo momento devido a falta de preparo. E negligência por não tomar atitudes que minimizem os efeitos da crise.

No atual cenário econômico, politico e social que estamos vivendo posso afirmar que nós não temos certeza de nada!

A única certeza que temos é que estamos em uma era de mudanças. Ou mudamos nossas atitudes, nossos comportamentos, ou seremos rapidamente engolidos.

Talvez uma das pessoas que melhor soube explicar esse momento foi Darwin, que dizia que não é a mais forte das espécies que sobrevive, mas aquelas que melhor se adapta.

E estamos vivendo em uma espécie de darwinismo corporativo. Para continuar crescendo ou pelo menos, sobreviver, profissionais e empresas precisam se reinventar constantemente, estendendo isso aos seus produtos, seus serviços, à maneira de produzi-los e, inclusive, a maneira de comercializá-los.

Não importa o tamanho de uma organização; ou muda ou morre. Acabou o espaço para a mesmice e mediocridade. Hoje estar na média já é estar entre os perdedores.

Se no universo das empresas nós estamos vivendo uma era de mudanças que faz com que as que não estão preparadas entrem em crise no universo dos produtos, estamos na era das rupturas.

A era da ruptura é o momento em que um produto que é extremamente útil deixa de ser útil em função da criação de um novo produto.

O nosso desafio, então, como administradores que querem vencer as crises e criar oportunidades é olhar para duas direções:

1 - Olhar para onde todos estão olhando e conseguir ver o que eles ainda não virão;
2 - Olhar para onde os outros sequer pensaram em olhar ainda.

É justamente aí que vamos encontrar as melhores oportunidades.

Estarei aprofundando um pouco mais esse tema em um webinar gratuito que acontecerá no próximo dia 15 de fevereiro de 2016.
Segue o link para participar gratuitamente.
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento