Administração: o melhor curso. Mas, talvez esteja na hora de repensar sua metodologia

O curso de administração é extremamente amplo, podendo aplicar suas teorias em vários campos da vida. Mas para que o curso de ADM seja realmente completo, o que falta ser ensinado?

O curso de administração é extremamente amplo, podendo aplicar suas teorias em vários campos da vida.

Não necessariamente você precisa estar exercendo o cargo em uma empresa para ser eficiente em administração. Você pode ser um bom administrador em casa, nas viagens em família, na hora de realizar um projeto com os amigos, na sua igreja etc.

Um dos objetivos da administração, é nos ensinar a otimizar os recursos disponíveis afim de maximizar o resultado.

Durante o curso, aprendemos a lidar com diversas ferramentas dos quatro pilares da administração: financeiras, recursos humano, marketing e produção. Abrangendo outras disciplinas como direito, tecnologia da informação etc.

Mas para que o curso de ADM seja realmente completo, o que falta ser ensinado?

Imagine a seguinte situação:

Você elaborou um plano de negócios e depois de tudo pronto abre uma empresa. Iniciando as atividades do zero, ou seja, ela não está departamentalizada, precisa contratar funcionários, distribuir funções, divulgar, ir atrás dos primeiros fornecedores etc.

Depois de dar os primeiros passos começam a surgir os problemas.

Um dia acaba um produto essencial, um subordinado falta e não informa com antecedência, um fator externo impacta diretamente a produtividade, dentre outras situações que farão parte do cotidiano do administrador.

Você nunca verá tantos problemas e, independentemente da empresa ser pequena, grande ou multinacional, se você tem um cargo de responsabilidade e precisar administrar, todos os dias surgirão problemas novos.

Resolver problemas é inerente ao administrador.

No dia a dia esses problemas surgem nos momentos mais críticos, exigindo que tomemos decisões rápidas, assertivas, sem comprometer o funcionamento e qualidade das atividades oferecidas.

E para lidar com isso, de forma eficiente, somente a experiência que erros e acertos farão com que você tome as decisões mais apropriadas para que não impactem de forma negativa no resultado operacional e financeiro da empresa.

Muitos podem não concordar com a afirmação que vou fazer, mas o estágio que seria o ambiente adequado para aprendizado, é na verdade apenas uma forma de as empresas conseguirem mão de obra barata no mercado. Ensinando muito pouco ou nada sobre a arte de administrar.

Claro que você pode de repente fazer um estágio na empresa de seus pais, ou algum parente, ou mesmo em alguma empresa que leve isso a sério. Ai então, você teria uma oportunidade de aprender.

Mas na grande maioria isso não acontece.

A solução então seria repensar a maneira de ensinar à administração. Com estudos de casos e simulações práticas de problemas que enfrentamos no dia a dia.

A maneira tradicional de ficarmos sentados na sala de aula, recebendo uma quantidade grande de informações e, fazendo "exercícios" onde no fim tudo acaba bem talvez não seja mais a forma ideal para enfrentarmos o mercado de trabalho. Que muda constantemente e tem se tornado cada vez mais competitivo.

Administrar é solucionar diariamente um quebra cabeça que muda a posição de suas peças a todo o momento.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento