Administração estratégica: Como quantificar os custos invisíveis?

As empresas voltadas ao mercado apresentam custos para atender uma parcela desta clientela que não tolera custos relacionados à ineficiência. Muitos destes custos aparecem na contabilidade mas muitos outros não ficam registrados porque trata-se de dinheiro que deixou de entrar e ficou sem aparecer.

adm. Álano Tiburtius


As empresas mantidas graças aos clientes que prospectam no mercado enfrentam um dilema que desafia dos administradores dedicados à gestão estratégica: O mercado é tão amplo que a empresa sequer pode pensar em atender a todos. Por outro lado, os concorrentes nem sempre leais estão prontos para se aproveitarem das brechas deixadas pela empresa que levam à insatisfação dos clientes nem sempre fieis. Foi o que disse o administrador Álano Tiburtius em palestra nesta terça-feira (24/06/2011) a empresários de Curitiba-PR e de toda a região sul.


Pensando nisso, Tiburtius, sob o ponto de vista da administração estratégica, considera variáveis do atual ambiente de negócios que combate a ocorrência de "custos invisíveis" como: motivação, promoção, alinhamento com as oportunidades de mercado, agilidade funcional, capacitação para atender demanda futura, prevenção a falhas estruturais, sinergia operacional, aumento da rentabilidade, empresa como primeiro produto a ser vendido, inteligência na gestão, pratica do marketing na sua integralidade, rentabilização das operações de marketing, medição da percepção da marca e preparação dos níveis gerenciais para o crescimento planejado.


A palestra foi ministrada nesta terça-feira (28/06/2011) no Hotel Mercure Curitiba Centro, na Rua Emiliano Perneta, 747, Centro, Curitiba-PR. Outras informações sobre a palestra podem ser obtidas na Rua Tácito de Almeida, 162, São Paulo-SP, CEP 01251-010, tel (11) 3674-9999 ou pelo e-mail: diretoria@fbde.com.br com o diretor-presidente Denis Mello.


mais em:

www.fbde.com.br


http://www.jornaldoempreendedor.com.br/empreendedorismo-na-web/sebrae-e-outros/administracao-estrategica-como-quantificar-os-custos-invisiveis


http://www.catho.com.br/cursos/index.php?p=artigo&id_artigo=1901&acao=exibir



Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Cláudio Gama

    Cláudio Gama

    Analista Técnico em Gestão Governamental na função de Administrador no Governo do Estado de Santa Catarina/Secretaria de Estado da Casa Civil - SCC. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Municipal de Palhoça-SC. Curso de Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (concluído sem obtenção do título). Administrador formado pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. CRA-SC nº 24.673. Tecnólogo em Gestão Pública formado pela UFPR. CRA-PR nº 200.185 e CRA-SC nº 600.285. Técnico em Gestão Pública com ênfase em Administração Municipal formado pela UFPR.
    café com admMinimizar