Administração estratégica: como priorizar o acesso a internet dentro da empresa

O uso da internet em sua empresa faz parte de uma administração estratégica? Veja dicas para começar

Já falamos aqui no blog sobre os problemas com conexão de internet que as pequenas e médias empresas costumam ter e que, muitas vezes, não é responsabilidade apenas do provedor contratado. Pode ser uma simples questão de administração estratégica.

A forma com que a internet é utilizada dentro da empresa contribui e muito para que ela seja rápida ou devagar.

Quando o gestor percebe que a produtividade e o fluxo de trabalho dentro da companhia está perdendo força e deixando de trazer resultados positivos, por causa da internet, é natural que ele pense em entrar em contato com o provedor e solicitar mais dados ou uma velocidade melhor.

Porém, antes de tomar essa atitude o gestor deve fazer um mapeamento da conexão, verificar como as equipes estão utilizando a internet e priorizar os setores ou atividades que precisam de uma velocidade melhor.

Para ajudar a sua empresa nessa tarefa, no artigo de hoje você vai conferir um passo a passo simples que vai te mostrar como priorizar o acesso à internet dentro da sua empresa.

Acompanhe!

Priorização de banda

A priorização de banda serve para garantir que os recursos de conectividade de internet sejam suficientes para determinadas aplicações. Ela vai assegurar a diferenciação do consumo de banda de internet em diferentes sites ou práticas baseadas no protocolo HTTP.

Com ela, é possível estabelecer critérios para que os sites ou atividades relacionadas à rotina de trabalho sejam priorizadas.

Além disso, a priorização de banda permite fazer a flexibilização baseada no perfil de acesso dos usuários.

Dessa forma, grupos e áreas específicas poderão se beneficiar de privilégios de velocidade que os demais setores não terão. Ou ainda, priorizar a banda de acordo com os horários de menor ou maior utilização.

Quem consome mais internet na empresa?

Essa pergunta é fundamental para a empresa que precisa priorizar a banda de internet. Entender quais setores, perfis ou usuários consomem mais dados da conexão de internet da empresa é o primeiro passo para fazer o controle adequado.

Algumas atividades ou acessos são essenciais para o desenvolvimento das tarefas corporativas. Sistemas de faturamento, bancos e outros que tratam diretamente com o cliente precisam de mais banda, pois o ideal é que estejam sempre ativos para atender o cliente. Outras práticas, que não influenciam positivamente no bom andamento dos setores podem entrar nas regras de limitação de banda.

Atividades como ouvir música, assistir vídeos ou baixar jogos, programas e filmes exigem muito da conexão de internet e podem não estar relacionados com as tarefas da equipe ou do colaborador.

Por isso, é importante avaliar: esses acessos estão prejudicando ou ajudando no desempenho das atividades? Outros setores podem ter o trabalho comprometido por causa dessas ações?

Para saber exatamente quanto de banda cada setor ou usuário está consumindo da empresa é necessário verificar cada byte e cada pacote de tráfego da sua rede. Assim, será possível criar políticas ou regras de gerenciamento baseadas em categorias de acesso – como por exemplo, as redes sociais -, de usuários individuais ou de grupos.

Como traçar um plano de priorização de banda?

Com os dados sobre o consumo de banda em mãos é chegada a hora de traçar um plano de priorização de banda.

A equipe de TI deve avaliar o tráfego de aplicativos, identificar a largura de entrada e saída da banda larga, verificar os sites mais visitados e analisar as atividades dos usuários.

Após estudar e cruzar todas as informações, provavelmente, chegarão a conclusão do que é e o que não é prioridade na utilização da banda.

Porém, é importante ressaltar, que esta avaliação e as considerações finais para aplicação, não devem ser de total responsabilidade do setor de TI. Conversar com a diretoria para decidir como será distribuída a capacidade da conexão é um dos pontos fundamentais do processo.

Afinal, o objetivo da priorização, além de inserir a gestão de tráfego na administração estratégica, é solucionar as maiores preocupações dos gestores.

Pontos a serem avaliados durante a priorização:

  • A área/setor atua com atendimento ao cliente?
  • O sistema da equipe de vendas é online?
  • A área utiliza sistema de comunicação como VoIP ou Skype?
  • Precisam acessar sites de banco ou instituições financeiras com frequência?
  • Acessam diretórios do governo?

Quando a empresa prioriza o tráfego de internet está trabalhando a administração estratégica para garantir o melhor desempenho das atividades, mantendo e melhorando a qualidade do serviço prestado e recebendo retorno do investimento aplicado.

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