Administração de rendimentos: o segredo da liberdade financeira

Porque algumas pessoas vestem a camisa pela empresa, precisam suar para ganhar dinheiro e outras não se esforçam tanto e tem uma vida melhor? O que você tem que fazer para melhorar suas finanças? A resposta está em quatro passos: simplificação de vida, poupança, investimentos e viver com várias formas de rendimentos. Não é tão difícil! Se você almeja uma futura qualidade de vida mais elevada, terá que mudar a mentalidade que tem sobre finanças desde já: abrir mão de vícios de consumo em prol de uma vida mais feliz, confortável e equilibrada. No fim, os resultados falarão por si mesmos.

Estamos vivendo em épocas de globalização, extrema desigualdade social, e maximização do capitalismo: onde quem tem acesso a informação detem o poder, onde quem detem os fatores - capital e força de trabalho, consegue cada vez mais gerar riquezas para si proprio. Por que metade do PIB mundial, exatos 50% das riquezas, estão concentrados nas mãos de 1% da população do planeta? Simples: estes 1% são formados por herdeiros de grandes fortunas, pessoas que tiveram a sorte de ganhar um concurso de prognósticos (loterias), são aliadas a processos ilegais e ganham propinas ( ê Brasil rs), ou são a minoria tem conhecimento e usa isso ao seu favor - sabem administrar suas finanças e criar vários tipos de canais de rendimentos. Se você quer ter uma vida tranquila e confortavel daqui a 10, 20 anos ou até mesmo antes, e não faz parte desse 1%, é preciso agir agora: é preciso planejar, organizar, dirigir e controlar o seu dinheiro, antes que ele controle você.

Quais as chances de ter um bom futuro, um pai de família sem acesso a informação, e que trabalha das 7:00 h até as 21:00 h, chega exausto e no final do mês tem o dinheiro para pagar somente as contas? As chances são mínimas, pois há um ciclo vicioso que não o deixa crescer. A sua renda é proporcional ao seu passivo, as suas contas e obrigações. Ele será só mais um daquela massa de 99% nos 50% do PIB mundial. Enquanto ele não sabe que dá o mais valioso: a sua força de trabalho, todo o lucro para seu patrão. As vezes em um mês tira-se 100% de lucro, outras 300% sobre os custos e o assalariado não ganha nem uma contribuição, digamos nem um centavo a mais, quem ganha tudo isto é seu patrão. E assim, toca-se a vida: o rico cada vez mais rico e o pobre trabalhando para comer, em troca de um asilo na velhice, muitas das vezes.

O segredo da liberdade financeira, ou seja, a chave para fazer com que o dinheiro trabalhe para você, chegando um momento de sua vida que sem condições de trabalhar, como no caso da velhice, você receba várias fontes de renda, está se somente se, você a partir de agora, diminuir ou cortar as despesas desnecessárias (passivos circulantes) e maximizar os seus ativos e investimentos: quanto mais fontes melhor, pois se uma delas falhar, você terá as outras.

Seja o emprego que você tiver: Uma pequena poupança, colocando 10% de tudo o que ganha mensalmente é uma ideia muito boa. Pois ela gera juros compostos. O segredo é colocar e esquecer que tem esta renda ali. Gaste menos e será possivel conseguir isto. Na hora em que for comprar algo, se pergunte se isto é desejo ou necessidade, se pode fazer cotação para comprar com o melhor custo-beneficio. Você não sabe o poder da cotação...

Livre-se de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo ou financiamentos. Ou use com muita cautela, se possivel passe um tempo juntando e pague à vista. Os juros acabarão lhe engolindo e quem ganha nisso tudo não será você, é o bolso dos outros, pode ter certeza.

Qualquer valor que você tenha a mais depois de guardado na sua poupança, não gaste em mais passivos! Quem são eles? Coisas que não vão ser fonte de renda, como carros (que depreciam), viagens carissimas, roupas e joiás. etc. Do contrário se você pensar em investir em imóveis por exemplo, pode ser um terreno ou um apartamento, dependendo do local, pode subir o valor 100% em alguns anos, e fora que pode-se colocar para locação e você terá uma renda segura se caso acontecer alguma ''fail'' no seu emprego, ou na sua fonte principal.

Há pessoas que compram títulos públicos, outras dividendos, ou ações. Seja muito expert para investir nestes, para não perder dinheiro. Se possivel invista em uma carteira diversificada. Outras quando já conseguem uma boa quantia já poupada, decidem abrir seu próprio negocio, coisa que se for feita com muito estudo de viabilidade, será a melhor fonte de rendimento. Lembra do caso do patrão e do senhor pai de familia do caso acima? Você será então o patrão, as pessoas irão trabalhar por você, o dinheiro o seu capital inicial de giro trabalhará por você. Mas por favor, valorize seus funcionários! rs

Tudo é possivel, mas é possivel para aquele que acredita, que busca, que pesquisa e que luta. Se você não mudar sua mentalidade, para sempre você ficará no mesmo ponto, enquanto outras futuramente mandarão em você. O mundo é mutável e se você não acompanhar o ritmo, ficará para trás.

''Este tem sido um de meus mantras - foco e simplicidade. O simples pode ser mais difícil do que o complexo: é preciso trabalhar duro para limpar seus pensamentos de forma a torná-los simples. Mas no final vale a pena, porque, quando chegamos lá, podemos mover montanhas.'' (Steve Jobs)

Permita-se mudar. Há um mundo melhor, só que é caro ''pra caramba''! Caro pelo preço da espera, preço da paciencia, preço das renúncias, preço dos estudos, preço da simplificação e do esforço. Mas no final da luta, a vitória é certa.

ExibirMinimizar
Digital