Administrês: 60 jargões em inglês mais utilizados no meio empresarial
Administrês: 60 jargões em inglês mais utilizados no meio empresarial

Administrês: 60 jargões em inglês mais utilizados no meio empresarial

Muitas dessas terminologias também são encontradas em concursos e mídia, daí a importância de sabermos mais sobre o AdministrÊS

Feedback, Networking, Turnover, Case... e por aí vai...

Quantas vezes você já ouviu esses jargões?

Administradores e demais profissionais do meio empresarial escutam desde o início da sua formação os famosos jargões em inglês, terminologias e linguagens próprias de um grupo de profissionais, como se fossem gírias que acabam resumindo processos, atitudes e situações cotidianas do meio. Muitas dessas terminologias também são encontradas em concursos e mídia, daí a importância de sabermos mais sobre o AdministrÊS.

Abaixo relacionei os 60 jargões mais freqüentes no meio empresarial:

1- Assignments: tarefas a se cumprir, compromissos e missão de alguém na empresa.

2- Benchmarking: é a busca constante pelas melhores práticas do mercado, em suma é “copiar o que deu certo nas empresas de sucesso e melhorar ainda mais os seus serviços e/ou produtos”.

3- Brainstorming (brainstorm): “tempestade de idéias” ou “tempestade cerebral” é um processo utilizado para auxiliar um grupo de pessoas a criar o máximo de idéias em busca da potencialidade criativa de cada um a fim de melhorar algo na empresa.

4- Break-even: “ponto de equilíbrio” é quando os custos e as receitas da empresa se igualam, sendo o ponto de lucro zero da empresa.

5- Business Plan: é o chamado plano de negócios.

6- B2B: Sigla fonética de Business to Business – é o comércio eletrônico entre empresas, é um mercado sem participação do consumidor.

7- B2C: Business to Customer – quando a empresa vende diretamente para o consumidor via internet.

8- B2E: Business to Employee – relações entre colaborador e a empresa.

9- Business Unit: Unidade de negócios.

10- Case: Estudo de caso, normalmente estudos de casos de empresas, serviços ou produtos que são referência.

11- CEO: Chief Executive Officer – diretor executivo, pessoa com maior autoridade na hierarquia operação da empresa.

12- Coaching: processo de desenvolvimento humano que auxilia pessoas e empresas no alcance de metas e evolução constante. Processo pelo qual o Coach auxilia o Coachee

13- Coach: profissional responsável por aplicar a conduzir a metologia de coaching.

14- Coachee: é a pessoa guia pelo coach.

15- Commodities: Produtos primários geralmente com alta participação no comércio internacional.

16- Core Business: é o negócio principal da empresa, é o ponto mais forte e que se torna estratégico.

17- C2C: customer to customar, venda de cliente para cliente.

18- CRM: consumer relationship management – é a gestão e gerenciamento do relacionamento com o cliente.

19- Design Thinling: é um modo de pensar graficamente, é uma ferramenta que permite a criatividade e inovação.

20- Downsizing: traduzido para o português redução, quando se reduz pessoal ou custos é uma técnica da administração contemporânea.

21- Deadline: é a data limite, serve para data ou hora que algo precisa ser dado como terminado.

22- E-learning: ensino a distância por meio de alguma mídia eletrônica, geralmente pela internet.

23- Empowerment: significa dar mais autonomia, poder, responsabilidades e liberdade aos colaboradores da empresa nas tomadas de decisões.

24- Endomarketing: também chamado de marketing interno, é realizado por meio de uma série de ações desenvolvidas para informar, motivar e conscientizar o colaborador.

25- Feedback: é uma conversa entre pessoas, geralmente líder e colaborador a fim de avaliar e informar sobre seu desempenho no trabalho. Muitas vezes confundido com crítica.

26- Forecast: significa previsão.

27- Gap: significa intervalo ou quebra de continuidade em algo.

28- Headcount: é o numero de pessoas que trabalham em um equipe ou empresa.

29- Headhunter: é o “caçador de talentos” em busca de pessoas com alto potencial, no geral a busca de executivos.

30- In-loco: no lugar em que determinada coisa acontece.

31- Insight: percepção, intuição. Momento em que uma nova ideia surge.

32- Intranet: é uma rede de comunicação interna, exclusiva de empresas.

33- Just-in-Time: é a técnica que visa gestão e controle de mercadorias. É atender o cliente no exato momento de sua necessidade com as quantidades necessárias, o chamado estoque-zero.

34- Job rotation: é o chamado rodízio de funções dentro da empresa, objetivo de todos terem experiência no todo.

35- Know-How: significa “saber como”. Se refere ao conhecimento comprovado na prática de alguma atividade.

36- Lato Sensu: é o termo utilizado para designar uma pós-graduação a nível de especialização.

37- Learning Organization: “organização que aprende”. É a empresa que está em constante aprendizado, cresce e se renova através do conhecimento de seus colaboradores.

38- Market Share: significa a participação de mercado da empresa ou em determinado segmento.

39- MBA: Master Business Administration. É o título de pós-graduação a nível de especialização, porém de grande valor no mercado.

40- Mentoring: é o termo em inglês traduzido para tutoria, mentoria, mentorado ou apadrinhado. É uma ferramenta utilizada pra desenvolvimento pessoal e profissional, se trata de uma pessoa mais velha com experiência e habilidades que objetiva aconselhar o mais jovem.

41- Merchandising: é um conjunto de atividades e técnicas que dizem respeito a colocação de um produto ou serviço no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o consumidor.

42- Networking: “rede de contatos”. É a capacidade de estabelecer relacionamentos ou conexão com algo ou alguém. É a rede de relacionamentos pela qual as pessoas buscam outras para fazer negócios e novas oportunidades.

43- Newsletter: boletim de notícias.

44- On the job: é o treinamento que acontece no próprio ambiente de trabalho. A pessoa aprende trabalhando como por exemplo o trainee.

45- Outplacement: forma amável de demitir um funcionário, a empresa oferece apoio para que o funcionário se recoloque no mercado de trabalho.

46- Rapport: é a relação de confiança entre duas pessoas ou um grupo, estar em sintonia.

47- Rightsizing: é a adequação da mão de obra.

48- Staff: termo em inglês que significa “pessoal”, é um grupo de pessoas de fazem parte do quadro de funcionários que servem como um apoio para a empresa ou determinado setor.

49- Stakeholder: todos aqueles que possuem algum vínculo com a empresa.

50- Skill: habilidade.

51- Startup: significa inicio de operação. É uma empresa emergente que tem como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável e repetível.

52- Status quo: é a situação atual da empresa com relação ao ambiente interno da empresa, principalmente relacionado a processos.

53- Supply Chain Management: é o gerenciamento de cadeia de abastecimento.

54- Target: é o alvo, objetivo.

55- Team Building: é o espírito de equipe.

56- Turnover: tradução para rotatividade, giro, movimentação, circulação de funcionários.

57- Trust index: avaliação de satisfação de funcionários.

58- Trend: tendência.

59- Workaholic: pessoa viciada em trabalho, que coloca o trabalho acima de tudo.

60- Workshop: é o laboratório ou uma oficina de trabalho.

Agora vai ficar mais fácil entender o tal do AdministrÊS.

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