Aceita uma fatia de bolo?

Como o objetivo financeiro pode determinar os padrões de consumo

Há pessoas que se contentam com uma fatia de bolo. A fatia não é cara, é comprada em qualquer lugar e satisfaz por um instante o desejo incontrolável de comer um doce.

Em nossa vida financeira por vezes nos contentamos com fatias de bolo. Nosso consumo inconsciente nos traz satisfação com pequenos prazeres. Para as mulheres, podemos comparar uma “fatia de bolo” com um esmalte, um batom, uma roupa, uma bijoux ou um sapato. Os homens também gostam de consumir “fatias de bolo”. Para eles, relógios e celulares são objetos de satisfação, assim como itens para seus automóveis como rodas, volantes esportivos ou faróis especiais.

Agora vem a pergunta: por que não nos permitimos comprar um bolo inteiro?

Esse é um questionamento que nem sempre encontramos a resposta. Em nossas finanças pessoais por vezes nos contentamos com uma fatia de bolo e deixamos de lado o bolo inteiro que podemos comprar depois de um tempo. Se continuarmos a consumir pequenas fatias de bolo, podemos levar para longe os grandes sonhos de nossas vidas. E os sonhos são os mais variados possíveis! Pode ser uma viagem, a mudança de carro, a reforma da casa ou a compra de um apartamento. Nós mesmos de mãos dadas com nosso consumo inconsciente, sabotamos nossos grandes desejos pelos pequenos prazeres de nossas vidas.

Agora, se você se viu consumindo em "fatias", que tal pensar que tudo pode ser diferente daqui em diante? É possível planejar qual bolo você quer saborear daqui há exatos 365 dias. Se você começar agora, pode dizer não para alguns itens que trazem um prazer momentâneo e investir em grandes sonhos para daqui há um ano. Não estamos falando em longo prazo; estamos sugerindo somente a troca do curtíssimo prazo para o curto prazo.

Nem sempre teremos dinheiro na carteira para levar para casa um bolo inteiro para o café da tarde. Mas, se planejarmos, temos a chance de saborear essa vitória no tempo certo. Pense em seu futuro e em seus sonhos. Quais os bolos você deseja adquirir em sua vida?

E então, que tal um bolo inteiro?

Suce$$o para você!

ExibirMinimizar
aci baixe o app