Café com ADM
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A voz do cliente

<i>Ouça seu cliente com atenção antes que o concorrente o faça</i><br />

Nada mais pode encantar um cliente que ser ouvido

Neste mercado dinâmico e com novos cenários de negócios, as estratégias e táticas de ação devem mudar com freqüência, pois aquilo que deu certo no passado e no presente, pode não valer mais no futuro; por isso, é de vital importância repensar suas esferas de ação, procurando integrar suas ações de vendas com o que a empresa deseja e, principalmente, com as necessidades do seu cliente. Cabe lembrar que todo e qualquer cliente quer apreço, atenção, empatia, respeito e ser atendido do modo que ele considera adequado; assim, ele sempre apreciará o seu esforço.


Todo vendedor competente sabe identificar as ações necessárias para se alcançar os objetivos e metas estabelecidas. Se necessário, reformule suas metas e consiga resultados eficazes. Como fazer isso? Simples: ouça o seu cliente, pois assim suas vendas sempre serão sustentadas e fortalecidas.

A integração e o desejo real de entender o seu cliente podem ser um desafio, mas ajudarão a manter sua empresa tão competitiva quanto as demais; além disso, ela passará a ter um diferencial importante. Somente utilizar o pós-vendas não é mais suficiente; as empresas notáveis, além disso, encantam os seus clientes e valorizam os seus desejos; utilizando a criatividade, elas encontram alternativas eficientes.

Fidelização

Num rápido exercício, podemos pensar: fornecer simplesmente o que o cliente deseja, já não traz mais os resultados esperados; hoje em dia, ele quer ser apreciado, quer que você dê atenção às suas reais necessidades. O que o cliente valoriza? Os consumidores atuais estão, sem dúvida, mais exigentes; então, você deve conhecer profundamente o que vende e ter argumentos consistentes para fidelizar o cliente, pois, assim, sua empresa continuará na competitividade.

Ouvindo o cliente, sua empresa terá sempre atrativos diferenciais, relacionamentos produtivos, integrados e estará sempre motivada a ações inovadoras de venda. É um trabalho árduo, mas imprescindível; lembre-se: é melhor ouvir o seu cliente antes que o seu concorrente faça essa gentileza para você.

Na verdade, é o cliente que sugere a inspiração do que deve ser feito, pois a empresa não sobrevive sem os mesmos. Ouvir o cliente e encantá-lo é estimular a cooperação e favorecer a autonomia, tanto dos profissionais quanto da empresa. Então, chegue mais perto de seu cliente, ouça-o com atenção, integre-se às suas necessidades e valorize os seus desejos, pois o conhecimento de ontem pode não atender às solicitações de hoje as necessidades mudam. A empresa deve ser assertiva e os clientes, além de compreendidos, devem ser surpreendidos!


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