A volatilidade da bolsa e suas oportunidades

Nesse cenário de medo que predomina na bolsa brasileira, muitas chances podem se mostrar aqueles que se mantém atentos e que tem perspectivas para investimentos de médio//longo prazo

Nessa segunda-feira, dia 24/08/2015, observamos deveras que a bolsa despencou movida pelo medo das ações na China, no que pode ser considerado o pior dia para o Ibovespa no ano, o que ficou conhecido como “Black Monday” traz implícitas grandes oportunidades de lucro.

O Ibovespa (Índice Bovespa – principal índice de ações do Brasil) fechou o pregão desta segunda-feira com 44.336 pontos, o menor patamar desde 07/04/2009, época em que a crise mundial chegava a seu ápice. Essa queda do Ibovespa demonstra muita volatilidade devido ao medo do investidor de permanecer comprado em ações nesse momento.

Mas não é de se ignorar que esses eventos trazem muitas oportunidades ocultas, como mostra o gráfico semanal do Ibovespa, abaixo:


Imagem retirada da Trade zone.

Como visto, logo após bastantes quedas em 2009, as ações estavam descontadas, o que fez com que existissem bastantes oportunidades durante anos, pois, como vemos no gráfico, a bolsa começa a subir logo após o dia 07/04/2009 até atingir o topo no dia 01/11/2010 quando fechou em 72.606 pontos, ou seja, uma rentabilidade bruta de 63,83% em 19 meses, o que dá uma rentabilidade bruta mensal de 2,63% ao mês.

Claro que não é fácil aproveitar o máximo de um movimento desses, ou seja, entrar na mínima e sair na máxima, mas podemos aproveitar, se preparados, um túnel de oportunidades de ter grandes lucros, digo isso pois não deve ser a função do investidor adivinhar o melhor momento de comprar e vender ações, já que é nesse tentar adivinhar que muitos perdem grandes oportunidades como essa que nesse momento se abre.

Em resumo, não é porque a bolsa vem caindo que devemos ter medo de nela investir, devemos garimpar oportunidades de ouro e visar um período mais longo de investimentos para que possamos assim ter um bom lucro de nossas operações.

É importante que o investidor reflita nesse ponto e garimpe bem as oportunidades geradas em investimentos nas épocas de crise, atualmente no Brasil temos a melhor renda fixa do mundo e agora a renda variável também se torna mais atrativa.

Momentos de crise são cíclicos e quem os aproveita para corretamente investir tende a lucrar bastante. Verdade que o Brasil vai sentir bastante ainda os efeitos dessa crise, mas os mais preparados irão colher os frutos que agora plantarem.

Em suma, se desejar investir, antes busque um bom agente de investimentos certificado, que possa lhe indicar os melhores investimentos para seu perfil e sua estratégia pois hoje, no Brasil, existem ótimos investimentos para todos os públicos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento