A vida em movimento

E se eu lhe dissesse que muitas vezes sofrer é uma questão de opção?

Uma das principais características da vida é que ela é ligada diretamente ao tempo que passa, está constantemente em movimento, independente de nossa vontade.

Mas, contrariando o que muita gente acha, nós não podemos prever o futuro, e mesmo que algumas pessoas lhe digam algumas coisas sobre ele, não será nem 1/10 de qualquer realidade que virá. Mas então, como estar preparado para este momento, mesmo que ele aconteça daqui algumas horas, alguns dias, meses ou anos? Como podemos enfrentar os desafios de uma forma adequada?

A resposta é simples, mas alcançá-la requer dedicação: autoestima. Por conhecimento popular, as pessoas creem que ter autoestima é simplesmente ter uma boa opinião sobre si, porém este é só um dos vários itens que constituem a autoestima de uma pessoa. Ter autoestima também não é se mostrar egoísta ou egocentrista.

De qualquer forma, há necessidade de conhecer a si para que possa se apreciar e se aprimorar.

O processo de psicoterapia auxilia na compreensão das diversas fases que passamos na vida, bem como na harmonia e equalização dos momentos que virão.

Todos têm histórias familiares e sociais complexas, onde em muitos momentos poderiam ter sido depreciados e até mesmo humilhados.

O auxílio para a compreensão, para o tratamento como profissional, para as dificuldades emocionais devem ser estudados e tratados sempre junto a um profissional experiente, que entende do comportamento e da mente humana. A composição da estrutura mental (psicológica) muitas vezes se utiliza dos chamados “mecanismos de defesa” que tem, primariamente, a função de nos defender de algo que nos faz mal, porém, ao longo do tempo, pode começar a trazer problemas sérios.
Fazer psicoterapia com um psicólogo habilitado não é “perda de tempo” ou “perda de dinheiro” como dizem por aí...

A psicoterapia lhe auxilia a ser uma pessoa mais segura, muito mais equilibrada para enfrentar as desavenças e os obstáculos do dia a dia.

É fazendo psicoterapia que se descobre os maiores tesouros e também nossos maiores medos, trabalha-se o desenvolvimento da autoestima e as ações e escolhas passam a ser sensatas, moderadas e calmas. É esta mesma autoestima que lhe fará levantar quando cair e aprender a lidar com a culpa, com a revolta e com a mágoa.

Acima de tudo, para que se inicie é preciso, sem dúvida, o mínimo de vontade e também de coragem para procurar um psicoterapeuta. É preciso, só um pouquinho, que se admita que tem necessidade de buscar ajuda não só nos momentos de crise, mas de preferência na forma preventiva.

Sofrer, muitas das vezes, é uma questão de opção.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento