A Vida com Começo, Meio e Fim.

Você quer ser um profissional indispensável? Então primeiro você precisa passar no teste do elevador. <br />

Você quer ser um profissional indispensável? Então primeiro você precisa passar no teste do elevador.

Imagine que você trabalha em uma empresa que ocupa cinco andares de um edifício de escritórios. Imagine que você chega logo cedo pela manhã na recepção do edifício, chama o elevador, embarca dentro dele e aperta o botão do quarto andar para subir. Imagine que no momento da porta do elevador se fechar uma mão interrompe o seu fechamento. Imagine que essa mão pertence ao presidente da empresa em que você trabalha. Imagine que o presidente entra no elevador, aperta o botão do segundo andar, a porta se fecha, e vocês dois começam a subir.


Imagine que o presidente (você nunca havia estado sozinho com ele) assim que as portas do elevador se fecham, vira para você e diz, "Bom dia, Como vai você?, O que você faz na nossa empresa?".

Qual seria a sua resposta? Como você responderia a essa pergunta?

Imagine que você seja um dos supervisores de marketing da empresa, e imagine que você poderia escolher entre dois tipos de respostas:

Lembre-se de que você tem apenas dois andares para responder.

Primeira Opção:

"Bom dia! O meu nome é Bruno. Eu sou Supervisor de Marketing. Eu sou responsável por eventos com clientes, propaganda institucional, promoções de vendas, manutenção da intranet da empresa, relacionamento com canais de distribuição, marketing direto, brindes e portfólio corporativo."

Segunda Opção:

"Bom dia! O meu nome é Bruno. Eu sou o líder do Programa Vendedor 2004 que aumentou as vendas do produto X em 15% nos últimos três meses. Eu sou o responsável pela criação do Projeto de Expansão de Clientes no Sul do País que após seis meses no ar triplicou a participação do Sul nas nossas vendas. Eu criei o Projeto Boca no Trombone para incentivar os funcionários a darem idéias para a empresa. Nós recebemos até agora 25 idéias em duas semanas."

Qual resposta você escolheria?

Se você for um leitor do Carreira & Sucesso há algum tempo, eu tenho certeza que você escolheria a segunda opção.

Mas a grande questão é, Por que você escolheria a segunda opção?

Você escolheria a segunda opção porque é a resposta que melhor demonstra que você é uma pessoa focada em resultados?

É uma grande razão. Afinal, você realmente precisa ser um Ser Humano focado em resultados para ser indispensável.

Entretanto, atingir resultados é conseqüência da maneira inteligente que escolhemos trabalhar no dia-a-dia.

A segunda opção realmente é a melhor resposta, mas não porque ela demonstra que você seja focado em resultados, mas porque ela demonstra que você seja um profissional que encara as coisas que faz com Começo, Meio e Fim, e não apenas como tarefas que nunca terminam ou impossíveis de serem mensuradas.

A segunda opção demonstra claramente que você trabalha por Projetos e não por Tarefas. E uma vez que você seja um profissional que trabalha por projetos, entende-se que você seja um profissional que dá valor a recursos humanos, financeiros, tempo de início e conclusão das coisas, clientes internos e externos, trabalho em equipe, pesquisa de preparação, e pesquisa de pós-avaliação sobre o seu próprio trabalho.

Trabalhar por Projetos é a grande maneira de dar grandes saltos na sua carreira e ser indispensável para aqueles que te contratam.

Ser o profissional responsável por executar determinada tarefa e trazer resultados para a empresa é muito pouco para ser indispensável. Tratar a Vida com Começo, Meio e Fim é atitude de pessoas indispensáveis.

O ano de 2004 tem 12 meses. Quais serão os seus 12 grandes projetos do ano?

Qual Projeto você tem em mente para conquistar determinado cliente? Qual Projeto você tem em mente para motivar todos os funcionários da empresa? Qual Projeto você tem em mente para assegurar que 50% dos clientes comprem todos os meses? Qual Projeto você tem em mente para ajudar a sua empresa a se diferenciar dos seus concorrentes?

Quais Projetos você está envolvido hoje além das tarefas regulares do seu dia-a-dia?

A Vida da gente tem que ter Começo, Meio e Fim para crescermos.

Daqui a alguns anos quando batermos os olhos no nosso currículo, nós precisamos identificar rapidamente a descrição dos projetos que realizamos, desde o início até a finalização para sentirmos que realmente fizemos algo relevante para as empresas em que trabalhamos.

O que você vai terminar esse mês?

A Vida com Começo, Meio e Fim. Nada menos que isso interessa.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
Fundador, Presidente e Seu Amigo
ricardom@bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION. Uma Revolução pelas Próximas Gerações
Visite www.bizrevolution.com.br e entre para essa REVOLUÇÃO!
Visite o BLOG da BIZREVOLUTION www.bizrevolution.com.br/blog


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.