Café com ADM
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A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade?

Hoje fui até a caixa de correspondência da minha residência para ver o que o carteiro deixou naquela manhã. Na verdade fiquei assustada... não por não ter nenhuma carta endereçada para mim ou ao meu marido, mas pelo volume de propagandas que estavam na caixa.

Havia propagandas de todos os tipos: as ofertas do mercado e da farmácia, o anúncio do novo salão de beleza no bairro, o da pizzaria, entre outros. E no meio de tantos folhetos teve um que chamou a minha atenção; era de uma empresa revendedora de gás de cozinha que colocou no anúncio a frase promocional “Com este panfleto, você ganha um desconto de R$ 1,00”.


A minha pergunta é: Qual a porcentagem de pessoas que irão ligar para a Revendedora solicitando um gás de cozinha e informar que possui um panfleto promocional?

No meio empresarial calcula-se um retorno estimado de 1% a 3% em malas-diretas. Ou seja, para cada 5.000 panfletos distribuídos, apenas um número entre 50 e 150 pessoas entram em contato com a empresa. E não é venda confirmada! Para se concretizar uma venda deverá ter um outro esforço da empresa e isso incluí todos os colaboradores que compõem o quadro da empresa. Todos os funcionários devem se concentrar no cliente!

Concluo que a Lei de Newton apresentada no título deste artigo nem sempre funciona no mundo dos negócios. Para atrair e reter clientes os empresários devem fazer muito mais do que panfletar: eles devem olhar para dentro da empresa. Entender o que fazem, para quem, como, onde e quando.

Qual a melhor abordagem? Depende do negócio! O que o dono de pequena e média empresa deve ter em mente é que só após ele conhecer a sua própria empresa é que ele saberá como conquistar e reter clientes.
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