A tênue linha do sucesso e o erro na arte da persistência

Às vezes nos empenhamos em algo que não retribui nosso esforço, como saber? Como agir?

Um dos pontos que sustenta o empreendedorismo, senão o principal é a persistência. Não se consegue ouvir histórias de empreendedores de sucesso em que essa palavra não fosse citada algumas vezes, a perseverança é uma qualidade fundamental, sem dúvidas, pode fazer toda a diferença naqueles momentos em que tudo parece estar perdido.

Contudo é necessário estar atento a outros fatores, pois para tudo existe um “por que” não é verdade? Portanto questione – se sobre suas decisões e os rumos que seu negócio e até mesmo suas metas pessoais estão seguindo, lembre que a persistência pode ser várias vezes confundida com insistência, e a segunda ao contrario da primeira, apenas consome energia e tempo, que poderiam ser direcionados a outros projetos.

Por isso saber diferenciar a insistência da persistência é fundamental e é indiscutível o fato de, que tanto o insistente quanto o persistente são pessoas determinadas, enquanto outros desistem nas primeiras tentativas. A diferença maior entre eles é a forma de encarar os desafios e os erros, ou seja, como eles encaram uma nova tentativa. Traçando os perfis de cada um pode se identificar, que o insistente sempre irá tentar outra vez da mesma forma, esperando que o resultado seja diferente, conquanto a persistente muda um pouco sua visão, adequando o contexto até chegar ao resultado desejado.

Dentre exemplos de persistência, temos Thomas Edison, que no processo de inventar a lâmpada fez mais de 10 mil experimentos. Questionado sobre seu fracasso, ele respondeu “Eu não fracassei, apenas descobri 10 mil maneiras que não irão funcionar”. Observe que ele não tentou 10 mil vezes a mesma maneira, tentou 10 mil maneiras diferentes. Essa é a principal diferença entre a persistência e a insistência.

E você lembre se da sabedoria da água, "ela nunca discute com seus obstáculos, mas simplesmente os contorna" e ao longo de sua caminhada sustentada pela sua nascente segue crescendo ate chegar ao mar. Assim devemos encarar nossos desafios com persistência e a cada tentativa uma abordagem diferente acumulando conhecimentos e experiências, mas sem perder a essência que é o seu diferencial.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento