A tecnologia voltada para melhorar o e-commerce

A sua empresa está preparada para utilizar os benefícios da tecnologia para vender mais?

Não é novidade alguma que a tecnologia invadiu as nossas vidas e que trouxe muitos benefícios à ela (pessoa física e jurídica). Mas a sua empresa está preparada para utilizar os benefícios da tecnologia para vender mais?

O mercado de e-commerce só cresce no Brasil e há muita oportunidade para novos empreendedores iniciarem suas atividades.
Com isso em mente, várias empresas de tecnologia estão oferecendo o “melhor sistema de e-commerce”, “a melhor solução para envio de e-mail marketing” e por aí vai.

Claro que temos boas empresas disponíveis no mercado e que realmente desenvolvem bons serviços para o seu e-commerce, mas o fato é que o mercado está cheio das “melhores empresas” e "melhores serviços", quando na realidade, o que temos, são empresas que seguem o fluxo sem se atentar na necessidade atual do mercado. Em suma, esse tipo de empresa não utiliza os recursos da tecnologia em conjunto com as análises de mercado realizada por profissionais de marketing.

Um pouco de estatística:

Em 2013, a Internet foi um grande espaço de compras para o consumidor. Segundo a ABComm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico), o faturamento foi R$ 31,11 bilhões, 29% a mais que na comparação com 2012. E, o mais significativo: o ano fechou com novos 10 milhões de consumidores, totalizando 53 milhões de clientes para os lojistas virtuais.

Essa informação foi extraída da Virtual Target (http://www.virtualtarget.com.br/emailmarketing/commerce-amadurecimento-investimento-marketing-sao-palavras-chave-setor-2014) com base nas informações vindas da ABCOMM.

Esses dados só reforçam o que eu disse mais acima sobre o crescimento do e-commerce no Brasil.

Ok, já sei disso. Onde vamos chegar?

Vender soluções para marketing precisa ir além das parafernalhas tecnológicas disponíveis por aí em toda rede.

Informações de frete grátis destacadas, recomendações de produto por visita ou compra, relatórios completos, navegação logada, etc.
Esses são apenas alguns dos recursos que não encontro com facilidade em sistemas de e-commerce e que hoje fazem um negócio fluir de maneira mais inteligente

A tecnologia veio pra ajudar, não para impressionar os compradores achando uma funcionalidade “legal”. Antes de tudo isso ela precisa ser funcional, ajudar na conversão e depois, se couber, fazer algo mais “legal”.

Equipes de desenvolvimento precisam ter em seu núcleo um especialista de marketing para ajudarem na concepção do projeto, visando não somente requisitos tecnológicos, mas também as partes funcionais do negócio das empresas e onde cada requisito realmente apoia as vendas.

Não podemos esquecer que o usuário final é um ser humano e todos os negócios giram em torno dele.

Ficou com dúvidas? Tem sugestões? Deixe nos comentários.
Até a próxima.

Artigo original em: http://www.dbarros.me/s/?p=4451

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.