A solução começa na Gestão de Pessoal

Como podemos encontrar soluções para os problemas do dia a dia nas empresas, nos negócios em geral sem passar pela gestão das pessoas? As vezes na correria diária nos esquecemos que a solução de tudo está nas pessoas e não em métodos, processos ou equipamentos e máquinas em geral, de nada adianta isso tudo ser de primeira linha se as pessoas não estão motivadas para fazer tudo isso funcionar bem, você não acha?

Hoje em dia observo muitas discussões sobre o tema “Gestão de pessoal” abordando a grande dificuldade na formação e gerenciamento de equipes e em minha opinião isso acontece devido a várias e importantes condições que podem ser geradas tanto pelo Gestor como pelos seus colaboradores e na pior das condições por ambos.

No mundo organizacional a busca pela perfeição da Gestão está diretamente ligada às habilidades técnicas e comportamentais, porém acredito que muito mais em evidência é as habilidades comportamentais, o uso da inteligência na condução das suas atitudes, decisões e de seus relacionamentos.

Então posso dizer que dentro desse mundo organizacional, as pessoas e seus comportamentos são fatores que influenciam no sucesso ou no fracasso do objetivo foco das empresas e para tanto se torna imprescindível que tenham formas e estilos de gestão que possam nortear as estratégias na condução dos negócios. E para tanto a Gestão de pessoal tem seu foco voltado para que as pessoas se comprometam em alcançar os objetivos com o máximo de comprometimento aliado as habilidades necessárias para o exercício da função de cada um dentro do processo.

O fato é que precisamos entender que o maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores e o investimento nesse ativo é sinônimo de sucesso, de resultados, você caro leitor imagine possuir um patrimônio de ótimas máquinas e equipamentos e colocar pessoas despreparadas ou desmotivadas para cuidar delas, com certeza seria um desastre total nos resultados. Por isso que hoje é muito difundido e tão importante o investimento do capital humano e na retenção de talentos.

Como sugere o título desse artigo, “A solução começa na Gestão de Pessoal”, vamos enumerar vários tópicos em que podem ser geradas situações claras de dificuldades dentro da área de Gestão sendo essas situações podendo ser vinculado a problemas na gestão de pessoal e/ou na equipe dos colaboradores.

Problemas da Gestão:

  1. Perfil da liderança (atributos necessários para o cargo);
  2. Recrutamento e seleção (habilidades para contratar certo);
  3. Metas e desafios (a equipe precisa conhecer suas responsabilidades);
  4. Administrar conflitos (problemas acontecem e precisam ser resolvidos);
  5. Nivelamento da equipe (diferenças acentuadas geram problemas);
  6. Avaliação de desempenho e feedback (fundamental sinalizar).

Problemas dos Colaboradores:

  1. Relacionamento (o quanto a equipe se entende, se ajuda);
  2. Comprometimento (o quanto se importa com suas responsabilidades);
  3. Objetivos (aonde se quer chegar, sonhos e desejos de cada um);
  4. Conhecimento técnico (habilidades necessárias para a função);
  5. Normas e regulamentos (nível de obediência com as regras da empresa).

Podemos notar que o sucesso de uma organização está ligado diretamente à uma perfeita Gestão de Pessoal pois de nada adianta ter um ótimo produto, processos adequados e máquinas e equipamentos de ponta se as pessoas que estão envolvidas em todo esse processo não estão diretamente comprometidas com os objetivos da organização.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento