A regra de ouro para seleção do seu time!

Com o ambiente dinâmico que vivemos hoje, é importante o líder buscar 2 características que eu costumo chamar de "EA": Energia e Autenticidade

Muitas vezes sou indagado sobre: "Qual a melhor pergunta para escolha de um candidato?".

Gente não quero decepcionar vocês, mas o fato é que essa pergunta não existe...

Não acredito em "pessoas erradas", acredito em pessoas certas em lugares errados.

No entanto, nada é mais importante para a vitória do líder e de seu time do que conseguir as pessoas certas no lugares certos. Todas as estratégias inteligentes e tecnologias de ponta não adiantam nada sem gente capaz de aplicá-las na prática.
Um erro crucial que tenho visto ultimamente são líderes delegando ao Recursos Humanos a tarefa de escolher os componentes da sua equipe. O Recursos Humanos tem papel central na seleção dos candidatos e no auxílio do perfil desejado para a vaga, mas a decisão deve ser sempre do líder que deve conhecer a necessidade da sua equipe.

Com o ambiente dinâmico que vivemos hoje, é importante o líder buscar 2 características que eu costumo chamar de "EA": Energia e Autenticidade.

A energia significa a capacidade de avançar - de prosperar na ação. São pessoas que não paralisam diante do imprevisto, mas utiliza esses imprevistos como alavanca para o estado desejado. As pessoas com energia são em geral otimistas, começam o dia com entusiamo e geralmente terminam o dia do mesmo jeito, e raramente parecem cansadas durante a jornada. As pessoas com energia amam a vida!

A autenticidade não é a sinceridade desmedida, mas sim a força de manisfestar as suas opiniões num estado emocional que permite influenciar e contagiar os demais. Suas palavras transmitem força e movimento; suas mensagens mexem na alma. A autenticidade permite as pessoas se relacionarem melhor com os demais pela clareza e coerência do seu discurso.

Agora você deve estar perguntado-se: "Como identificar essas características numa entrevista?"

A regra de ouro para seleção do pessoal é utilizar o seu feeling - o sexto sentido do líder. O seu objetivo na seleção é por em campo os jogadores certos. Felizmente, encontra-se gente boa em todos os lugares, mas para escolhe-las é importante identificar a necessidade da lacuna que você tem que preencher para atingir a performance que sua equipe merece! Para isso, fazer as perguntas corretas durante a entrevista, analisar a postura, a expressão facial e verbal ajudam no processo decisório. Buscar a autenticidade e energia são fatores importantes no cenário atual, mas nada se compara ao sentimento do líder para selecionar o seu pessoal. Confie no seu feeling!

Cuide da sua carreira, te vejo no pódio!

ExibirMinimizar
Digital