Café com ADM
#
A Regra das 5 Horas de Bill Gates, Elon Musk e Jack Ma
A Regra das 5 Horas de Bill Gates, Elon Musk e Jack Ma

A Regra das 5 Horas de Bill Gates, Elon Musk e Jack Ma

Sim, as pessoas de maior sucesso no mundo dedicam pelo menos uma hora por dia para aprender

A cena é muito comum: depois de um dia inteiro de trabalho, a única coisa que a maioria quer é chegar em casa e relaxar. Assistir a algum programa na TV ou na Netflix, além ficar horas a fio no Instagram, Facebook e conversas do Whatsapp… Quem nunca? Nada contra. Todo mundo precisa de lazer para espairecer e renovar as energias para o dia seguinte.

Entretanto, as pessoas de sucesso relaxam de outra forma: aprendendo.

Thomas Corley, autor de Rich Habits: The Daily Success Habits Of Wealthy Individuals (algo como "Hábitos ricos: os hábitos diários de sucesso de pessoas ricas", ainda sem tradução no Brasil), realizou uma pesquisa durante 5 anos investigando os hábitos de 200 pessoas bastante prósperas financeiramente. Descobriu, entre outras coisas, que essas pessoas praticamente não assistem TV e dedicam uma boa parte do seu tempo à leitura e à busca de novos conhecimentos.

Mas se eles têm tanto sucesso, devem ter muito trabalho também. Como eles conseguem tempo para aprender mais? Eles seguem a Regra das 5 Horas, termo cunhado por Michael Simmons, fundador da Empact, apenas para explicar o hábito praticado por incontáveis pessoas de extremo sucesso ao longo da história.

O conceito é muito simples: não importa quão ocupadas as pessoas de sucesso sejam, elas passam pelo menos 1 hora por dia - ou 5 horas por semana - aprendendo. E fazem isso ao longo de sua vida. Esse é um tipo de hábito que Thomas Corley chamaria de "flocos de neve": eles vão se acumulando até chegar ao ponto de desenvolver uma verdadeira avalanche de sucesso.

Como aplicar a Regra das 5 Horas na sua vida?

A primeira atitude deve ser deixar de desculpas. Aquele papo de "não tenho tempo" eu e você, francamente, sabemos que não é verdade. Você deve separar em torno de 60 minutos por dia, que podem ser, inclusive, divididos em intervalos menores, como dois tempos de 30 minutos ou três de 20. Use esse tempo para aprender coisas novas.

Segundo, reflita sobre o que você está aprendendo. Anotar seus pensamentos e insights em um caderno, ou até mesmo em post-its, é uma das melhores formas para consolidar o aprendizado. Particularmente, gosto de fazer isso ao mesmo tempo em que estou aprendendo. Já notei que quando deixo para depois, a maioria das vezes esqueço pontos importantes, o que me obriga a rever ou reler determinado conteúdo.

Terceiro, experimente. Nunca deixe suas ideias apenas no papel. Tente ao máximo colocá-las em prática. Como eu sempre digo: não adianta nada pensar fora da caixa e guardar as ideias dentro dela. Novos conhecimentos surgem a partir da experiência. É nessa fase que você vê o que funciona, o que não funciona e o que pode funcionar a partir de novas reflexões em cima desse novo processo.

É isso. Em pouco tempo você irá transformar o que pode parecer um sacrifício em um verdadeiro vício. As 5 horas da regra se transformarão rapidamente em 6, 7, 10… Aliás, quanto mais você aprende, mais tempo terá disponível, pois saberá usar melhor o seu próprio tempo, com mais inteligência, obtendo maiores retornos em todas as suas atividades. Você também se dará conta que será gradativamente mais fácil aprender novas habilidades, o que é essencial no mundo em que vivemos, onde o capital intelectual se sobrepõe cada vez mais ao capital financeiro.

Por fim, nenhum tipo de investimento é capaz de proporcionar um retorno maior do que aquele que investimos em conhecimento. Como diria Benjamin Franklin, "investir em conhecimento rende sempre os melhores juros". Que tal começar hoje mesmo a adotar a Regra das 5 Horas?

P.S.: uma excelente maneira para aplicar a Regra das 5 horas é fazer parte do Administradores Premium, plataforma repleta de conteúdos exclusivos sobre gestão e negócios, que conta ainda com a possibilidade de tutoria personalizada e focada nos objetivos e necessidades de cada aluno.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.