A priorização de tarefas pode decidir seu sucesso ou fracasso
A priorização de tarefas pode decidir seu sucesso ou fracasso

A priorização de tarefas pode decidir seu sucesso ou fracasso

Fazer uma priorização de tarefas de forma correta pode se tornar um dos maiores desafios para líderes e gestores. No ambiente profissional em que vivemos é necessário tomar dezenas de decisões por dia e se não conseguirmos priorizar as demandas estamos caminhando para o precipício

Um dos maiores desafios para o líder, seja de um setor ou de uma organização, é a identificação de prioridade nas tarefas. Uma priorização feita de maneira incorreta poderá acarretar desde simples divergências com clientes até grandes perdas financeiras.

Um dos papéis dos líderes é realizar a priorização das tarefas ou demandas. Isso deve ser feito com base em variáveis da realidade da organização ou setor. Para conseguir avaliar o quanto uma tarefa é prioritária procure responder a algumas perguntas, como:

- O que implica a não execução? - caso essa tarefa não seja executada, quais os prejuízos estão atreladas a ela. Através dessa pergunta, consegue-se identificar que problemas a organização está enfrentando sem ela executada.

- Quantas pessoas esse problema está impactando? - quanto maior o número de pessoas impactadas por determinado problema, mais importante poderá ser a sua execução, pois estará afetando a rotina de muitos e trazendo transtornos excessivos.

- O problema afeta os clientes? - problemas que afetam clientes devem ser rapidamente resolvidos, para que a imagem da organização não seja afetada, trazendo respeito e confiabilidade.

- Está trazendo prejuízos? - problemas que trazem prejuízos possuem uma prioridade, pois quanto mais cedo forem resolvidos, menos valores serão perdidos. Além disso, a não resolução desse tipo de problema pode trazer uma imagem de desleixo do setor com a diretoria ou presidência.

Esses são alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas para definir qual a prioridade das tarefas. Essas perguntas irão ajudar na análise de cada situação e, com isso, será possível chegar a uma conclusão mais assertiva, com menos probabilidades de erro.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento