A primeira crise da Geração Y

O momento que vivemos agora e que deve ser tendência pelos próximos é de retração, diminuição da taxa de criação de empregos e pressão por aumento de produtividade. Como a geração Y está reagindo a tudo isso?

A geração de profissionais que chegou ao mercado nos últimos 10 anos, a chamada Geração Y (jovens entre os 18 e 30 anos, basicamente), vivenciou um momento de pujança da economia nacional, com um grande aumento na qualidade de vida, acesso a informações e conhecimento, sem falar nas inúmeras oportunidades profissionais e a disputa de empresas por seu potencial e talento.

O momento que vivemos agora e que deve ser tendência pelos próximos 5 anos, é quase o oposto: retração e projeções de baixo crescimento da economia, diminuição da taxa de criação de empregos e eventual aumento do desemprego, pressão por aumento de produtividade e diminuição de investimentos de risco. E como a geração Y está reagindo a tudo isso, já que é algo novo e desconhecido para esta nova massa profissional?

Alguns parecem nem ter percebido o cenário nacional, continuando a poupar e investir pouco e consumindo excessivamente. Outros já notaram os sinais e estão menos propensos a se aventurar em novos empregos (grande tendência dessa geração) ou a largar tudo para arriscar. A tendência é que a rotatividade voluntária de profissionais diminua, criando uma geração de profissionais que vivem ciclos dentro das empresas em que estão, o que é importante para o desenvolvimento profissional.

Independentemente da intensidade ou duração de um cenário ruim, o certo é que ao longo da trajetória profissional de qualquer pessoa, momentos bons e ruins dentro e fora das empresas acontecerão. Sempre aconteceram. É preciso estar preparado, financeiramente e psicologicamente, ser cauteloso e analisar com mais carinho todas as decisões profissionais, tanto nos momentos de alta quantos nos de baixa. Nada é tão bom quanto lhe contam, nem tão ruim quanto parece.

Publicado originalmente na plataforma Pulse, do LinkedIn

ExibirMinimizar
aci baixe o app