A prática das Relações Internacionais

O sucesso dos Programas sobre Educação, não se obtém agindo sozinho, é recomendável a participação e apoio de todos os envolvidos na sociedade, para a formação dos futuros cidadãos do amanhã. 1º PIAD é o retrato das relações internacionais entre entre Brasil e Angola, sobre Educação.

A prática das Relações Internacionais

1º PIAD – PROGRAMA INTERNACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO DE DOCENTES E GESTORES – ISTA – LUANDA- ANGOLA

O 1º PIAD – Programa Internacional de Aperfeiçoamento de Docentes e Gestores, realizado pelo ISTA – Instituto Superior Técnico de Angola e Competency do Brasil, Educação e Desenvolvimento Humano, no período de 8 a 12 de outubro 2012, teve por objetivo propiciar aos participantes, acima de trezentas pessoas, uma oportunidade ímpar, de reciclar seus conhecimentos com um parâmetro internacional. Os temas: Comunicação Interpessoal no Ensino Superior; Formação de Gestores Sociais e Educadores de Excelência; O Fator Reciprocidade Professor X Aluno e O Marketing como Ferramenta de Motivação, foram definidos pelas duas empresas citadas, com o propósito de nivelar o conhecimento e discutir propostas de melhoria, para os participantes do evento .

Como professora do tema Comunicação Interpessoal no Ensino Superior, posso dizer que participar de um Programa dessa natureza, foi muito gratificante e compensador, principalmente por saber que os professores de Luanda, têm os mesmos problemas que os professores brasileiros. Foi uma troca recíproca e uma grande oportunidade de expressão de conhecimentos e sentimentos.

O ponto alto desse evento foi no dia 12 de outubro, onde o Discurso de Abertura foi proferido pelo Ministro do Ensino Superior Dr. Adão do Nascimento e Discurso de Encerramento foi proferido pelo Magnífico Diretor Geral.

Dessa forma, podemos dizer que o 1º PIAD - Programa Internacional de Aperfeiçoamento de Docentes e Gestores, representado pela Direção do ISTA – Dr. Arsénio, Dr. Joaquim e demais membros dessa Instituição, atingiu o seu objetivo em plenitude, principalmente por contar com o apoio do Ministro do Ensino Superior.

Sabemos que o sucesso dos Programas sobre Educação, não se obtém agindo sozinho. É recomendável a participação e apoio de todos os envolvidos na sociedade, para a formação dos futuros cidadãos do amanhã, os quais vão colaborar no engrandecimento do seu país.

As três palavras que foram pilares desse evento: Informar, Inspirar e Transformar, serão consideradas como a alavanca de novos desafios para o ISTA, tanto que a proposta do 2º PIAD está sendo prevista para o primeiro semestre de 2013.

Os conteúdos das palestras do 1º PIAD, poderão ser obtidos através do site: www.competencydobrasil.com.br . Para acessá-los, será necessário primeiramente preencher o cadastro apresentado. Visite o site: www.ista-angola.com

Maria de Fátima Abud Olivieri : Pós Doctor e PHD. pela FCU - Florida Christian University, Mestre em Educação, Relações Públicas, Professora universitária e de pós-graduação em Instituições de Ensino no Brasil e exterior. Autora e Co-autora de vários artigos e livros tais como: Gestão de Pessoas em Turismo, Gestão de Pessoas aplicada à área da saúde, Academia Corporativa e Plano de Negócios, Como Lidar com o Dinheiro, Manual do Empreendedor de micro a pequenas empresas – com o capítulo: “Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas – Status ou Necessidade”.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Maria Olivieri

    Maria Olivieri

    PhD.em Administração : Florida Christian University – FCU – USA.
    Mestre em Educação, Arte e História da Cultura: Universidade Mackenzie . .
    Pós-graduação em MBA - Gestão em Marketing - ECA USP .
    Pós-Graduação em MBA - Gestão de pessoas - Unibero Bacharel em Relações Públicas Faculdade de CAtividades Docentes
    -Na Florida Christian University – FCU – USA. Professora na pós-graduação desde: 2003.
    - Faculdade Montessori de Educação e Cultura – FAMEC – Graduação. Professora nos cursos de Administração de Empresas, Turismo, Sistemas de Informação e Pedagogia. Estágio Supervisionado, dedsde Março/2003.
    -Professora em cursos extra-curriculares
    OUTRAS EXPERIÊNCIAS

    CESP - Companhia Energética de São Paulo (Concessionária de Serviços Públicos de Energia Elétrica). - 1975 / 1995. Atuação em Recursos Humanos .

    Coordenação de Seminários Internacionais desde 1989 - Estados Unidos, Europa e América do Sul. Inclusive acompanhando os grupos.
    Acredito muito nessa atividde por ser um diferencial no curriculum a internacionalização da carreira, no mundo globalizado.
    Visite nosso site: www.competencydobrasil.com.br
    Ministrando curso no exterior - Luanda (Angola)- 2011
    Publicações
    Artigo intitulado "A Comunicação e o Homem", publicado nos Jornais: Folha da Gente em 28/04 /01- (Indaiatuba) e Tribuna de Indaiá.
    .Artigo Intitulado: A arte de se comunicar em Publicidade e Propaganda, publicado no Jornal: Votura, página 2 de 15-06-01.
    . Artigo intitulado: A Comunicação e o Mercado de Trabalho – Publicado no Jornal TODO DIA, 01-08- 2001(Campinas).
    . Artigo Intitulado: Estudar para quê? – publicado no jornal Tribuna Liberal de Sumaré, página 5, de 16-12-2001.
    . Artigo sobre turismo publicado na Revista Internacional, intitulada: Enterbrasil, publicada em setembro/2002 Las Vegas – Nevada – USA.
    . Revista Científica: de Administração: da Faculdade de Ciências e Letras de Araras- Volume 1 nº 1 – 2002 - Temas: “O turismo como agente Educacional” e As diferentes abordagens conceituais da imagem e marketing turístico”.
    .Revista Científica da FAMEC – nº2 – 2003 – Tema: “A inserção do Outplacement na área de Recursos Humanos”, em conjunto com a profª Regina Célia Cavalieri dos Santos.
    . Revista Científica da FAMEC: nº 3 – 2004 - Tema: A importância do turismo para a Melhor Idade.
    . Revista Científica da FAMEC nº 4 – Tema: "Avaliação de Negócios que utilizam o meio eletrônico para comercialização de Produtos", em conjunto com a profª Marisa Aparecida Olivieri.
    .RevistaCientífica FAMEC nº 5 – Tema: “O estudante empreendedor”.
    .Revista Científica das FAMEC/FAAC/FBSP n 6 – Tema: Turismo de Compras – Revitalização do bairro do Brás, na cidade de São Paulo, em conjunto com o prof. Eduardo Odloak , sub-prefeito da Mooca, dezembro/2007).
    . Pré-Lançamento do Livro "Momentos".
    Visite o site htpp://issuu.com.br/gazetanews/com/docs/733 - pág. 16.

    Livros:
    1) Gestão de Pessoas em Turismo – lançado em 2005, em conjunto com o Prof. Dr. Cláudio Rizzo.
    2) Gestão de Pessoas aplicada à área da Saúde – Perfil do profissional, em conjunto com a Profª Dra. Maria José carvas Pedro, lançado em 2008.
    3) Educação 2009 - As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores. 1a. edição. Multiverso: Curitiba,2009. - Capítulo: Gestão de Pessoas nas Instituições de Ensino. www.profissaomestre.com.br
    4) Educação 2010 - Especial de 5 anos - As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores . 1ª[ edição. Multiuniverso: Curitiba,2010 - Capítulo: Educação Financeira. www.profissaomestre.com.br
    5) Academia Corporativa e Plano de Negócios - Atividade Física como ação empreendedora, em conjunto com o o Prof. Paulo Costa Amaral, lançado em 2010.
    6) Como lidar com o Dinheiro - Dicas pra sua educação financeira.Idea Editora, Bauru-Coleção Fazendo o Futuro. (Fátima Abud).

    café com admMinimizar