A pós-graduação internacional como alternativa ao MBA no Brasil

Atualmente, vários programas de pós-graduação internacional estão acessíveis a brasileiros em inglês, português ou espanhol com opções de estudos presencial ou online

Os programas de MBA no Brasil foram criados como pós-graduação lato sensu como bem define o MEC e, atualmente, existem várias opções de estudos internacionais que concorrem diretamente com os programas brasieliros de MBA.

Escolher uma faculade estrangeira para cursar um programa em administração é uma decisão atualmente comum para brasileiros que possuem vários programas à dispoção tanto online como presencial. A facilidade de estudar online acaba gerando concorrência global, pois é possível estudar em universidades europeias ou americanas residindo no Brasil.

Vantagens de cursar uma pós-graduação internacional

  1. Conhecimento: os cursos estrangeiros possuem experiências de outras nações que podem ser estudadas e bem aplicadas ao Brasil. Ademais, o curso agrega diversidade que amplia a aprendizagem aplicada.
  2. Currículo: atualmente, muitos brasileiros já possuem MBA ou especialização no Brasil e pouco mais de 1% dos cadastrados no LinkeIn possuem pós-graduação internacional.
  3. Networking: ao fazer um curso no exterior você ampliará sua rede de contatos sendo um ativo valioso para você e sua empresa.

Desvantagens de cursar uma pós-graduação internacional

  1. A maior desvantagem são os custos. Normalmente, os programas de pós-graduação dos Estados Unidos custam de 8 a 20 mil dólares e na Europa não é diferente, portanto, ao converter para real fica bem mais caro que os melhores programas brasileiros de MBA.
  2. Pode não ser válido para adicional de qualificação no serviço público. Os órgãos público por padrão aceitam apenas pós-graduação brasileira como certificado válido para adicional de qualificação.
  3. O normal é o curso ser ofertado em outro idioma. Existem cursos em espanhol e português, mas a maioria é ofertada em inglês.

As opções de estudos internacionais são muitas como a Kaplan University, University of Miami, Northeastern University, Ambra College, etc. A Universidade de Miami possui programas em espanhol completamente via internet as demais ofertam cursos em inglês 100% via internet ou presencialmente em suas sedes nos Estados Unidos da América.

Uma das formas e fugir das desvantagens de pós-graduação internacional é cursar um programa que tenha parceria com faculdade no Brasil e conceda ao participante também um certificado brasileiro. Essa dupla cerificação, Brasil e exterior, elimina as desvantagens agregando as vantagens a um curso normal de MBA no Brasil.

Programas de Pós-Graduação Internacional com Parceiros Brasileiros

Algumas instituições possuem cursos rápidos no exterior em complementação à pós-graduação com FIA, USP (Inepad), FGV, BI International, Ftec Faculdades, Insper e várias outras.A maioria conta apenas com visitas e imersão sem muita integração com o programa de pós-graduação brasileiro e outros são integrados e até com dupla certificação como a FGV, Ftec e FIA.

A FIA possui um programa internacional para executivos de grandes empresas, o MBA das Américas, realizado em parceiras com Universidades de Vanderbilt (EUA), Simon Fraser (Canadá) e ITAM (México). O MBA das Américas é ofertado em inglês.

A Ftec Faculdades oferta o Global Business Program emparceria com a Ambra College nas opções de estudos Blended e Online. Ao final do programa, o participante terá um certificado de MBA brasileiro e outro de PBA americano. O Global Business Programa é focado em profissionais que estão iniciando atividades gerenciais, dois primeiros níveis de gerência, ou possuem uma pequena empresa sendo ministrado em português do Brasil.

A Fundação Getulio Vargas (FGV/Ebape) oferta o Global MBA em parceria com a Manchester Business School (MBS). Ao final do programa, o participante terá um certificado de MBA inglês e outro brasileiro. O Global MBA é focado em executivos de grandes empresas. O participante do Global MBA estuda online e participa de alguns momentos presenciais em São Paulo no Brasil e o curso é ministrado em inglês.

ExibirMinimizar
aci baixe o app