A Personalidade do Profissional de Vendas

É uma tarefa difícil definir o perfil ideal de um profissional de vendas, sobre ela já se tem gastado o talento de muitos psicólogos e cientistas do comportamento, o que vou apresentar aqui é o resultado de uma pesquisa dentre diversos especialistas e mestres no assunto. Apresentarei os quarenta e dois itens que me pareceu de suma importância para o seu desenvolvimento. Hoje são citados vinte itens e na próxima semana complementaremos com os últimos vinte e dois. 1. Ajuste hierárquico Saber ser leal a empresa em que trabalha e aos seus objetivos; saber reconhecer, observar, e cumprir instruções. 2. Alegria O profissional de vendas deve ser e estar permanentemente alegre, a atitude fechada é prejudicial ao seu desempenho. 3. Ambição O profissional de vendas precisa ter uma boa dose de ambição; a falta de ambição a leva a pessoa à não se esforçar e conseqüentemente a não cumprir sua missão. 4. Aprendizagem O profissional de vendas deve possuir uma boa capacidade de aprender e compreender os fatos. 5. Apresentação O aspecto e os modos do profissional de vendas devem traduzir higiene, esmero ao se vestir, sem extravagância, vestir-se de acordo com o produto que trabalha. 6. Aproveitamento do tempo O vendedor deve ter capacidade de administrar racionalmente o seu tempo; o profissional de vendas que não programa o seu tempo perde boas probabilidades de venda. 7. Atenção O profissional de vendas deve estar permanentemente alerta para tudo o que ocorre ao seu derredor; muitas vezes o êxito das vendas está num pormenor. 8. Atualização O profissional de vendas deve ter uma atitude voltada para sua atualização, isto é, manter-se ao corrente dos acontecimentos. 9. Auto- respeito O profissional de vendas deve respeitar a si próprio e a sua profissão; a partir do auto-respeito se obtém o respeito dos outros. 10. Boa memória O processo de memorização facilita a identificação de pessoas e problemas. 11. Capacidade de avaliação É fundamental para um bom profissional de vendas saber avaliar o cliente e sua argumentação. 12. Capacidade de empatia A empatia é um dos elementos básicos da persuasão. Saber colocar-se no lugar do proponente com compreensão e simpatia. 13. Capacidade de ouvir O profissional de vendas precisa saber ouvir para poder argumentar. Ouvir com paciência para perscrutar tudo que o interlocutor quer dizer. Há um provérbio oriental que afirma a sabedoria divina é tão grande que criou o homem com dois ouvidos e apenas uma boca para que ele ouça mais e fale menos. 14. Capacidade de recuperação É a capacidade de se refazer de revezes e de rapidamente readquirir a serenidade. 15. Conhecimento do produto O profissional de vendas precisa conhecer profundamente o produto que vende. O produto é o seu grande instrumento de trabalho. O interesse do profissional de vendas pelo produto facilita a venda. O profissional de vendas deve comprar o produto antes de tentar vendê-lo. 16. Convicção O profissional de vendas precisa estar convicto daquilo que vende. A convicção espelha confiança. 17. Cortesia A atitude cortês do profissional de vendas é elemento facilitador do processo de venda. A cortesia e polidez fazem parte da estrutura do bom atendimento. 18. Decisão O profissional de vendas deve estar apto a tomar decisões. E obter decisões por parte dos compradores. 19. Energia O profissional de vendas precisa de certa agressividade, para defrontar-se com clientes e situações. 20. Entusiasmo O entusiasmo é contagiante e é ele que produz um espírito de otimismo. Siga fielmente estes conselhos e você verá o quanto suas vendas irão aumentar. Na próxima semana eu termino complementando a presente lista. Sucesso Sempre.

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    PROF. ANDRADE

    PROF. ANDRADE

    Administrador, graduando em Ciências Contábeis pela UFES, pós-graduado em Auditoria e Controladoria pela UCAM, Mestrando em Administração pela FUCAPE Business School, Professor Universitário; Sócio-diretor da ANDRADE & ASSOCIADOS CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA, empresa especializada em Finanças, Custos e Estruturação de Negócios. Contato: seuconsultor@gmail.com
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