A mudança faz parte da rotina

Viver é muito mais do que esperar as coisas acontecerem, mas viver é fazer a mudança, e muitas vezes ser a mudança

Não se iluda ao pensar que o hoje será igual ao ontem e amanhã seguirá tudo como está. É utopia entender que tudo seguirá sempre da mesma forma. Se ontem foi bom, hoje poderá ser melhor; mas se houve frustração, hoje pode ser o dia da satisfação. Importante, contudo é entender que o oposto também se faz verdade. E assim a vida continua a exercer seus movimentos, sim, pois a vida não é estática, ela é viva e em constante transformação.

Conta-se que um velho sábio entregou a seu discípulo duas caixinhas de madeira em seu dia de despedida, seguido da seguinte orientação: “abra a primeira caixinha se um dia tudo parecer perdido, quando as coisas não estiverem indo bem e você chegar ao limite do desespero; já a segunda caixinha abra caso você esteja no auge de seu prazer, conforto e segurança”. Ambos se despediram e o discípulo partiu em sua jornada.

A história conta que este jovem se envolveu com amizades que o levaram a perder tudo, emprego, dinheiro, bens e família. Não é preciso dizer que os “amigos” também o abandonaram. Foi quando o jovem se lembrou das instruções dadas pelo sábio e buscou abrir uma das caixas onde encontrou a expressão “isso irá passar”.

Tais palavras trouxe novo ânimo ao coração do jovem que ergueu sua cabeça e partiu em busca de novas oportunidades. Encontrou alguém que o acolheu, conseguiu um novo emprego, reencontrou sua família e com a lição aprendida começou a prosperar. Para celebrar este novo momento preparou um grande banquete e uma festa para se alegrar com todos que estavam ao seu lado.

No auge da festa, quando o prazer e a alegria se esbaldavam ele se lembrou de seu mestre, buscou abrir a outra caixa quando encontrou as palavras “isto também irá passar”.

A primeira grande mudança na vida se dá exatamente no momento do nascimento, quando saímos de um ambiente seguro e encontramos um lugar totalmente novo, uma situação totalmente desconhecida. Mudamos de casa, bairro e cidade; mudamos de escola e colegas; saímos da casa dos pais, mudamos de estado civil; trocamos de emprego e até de carreira; o corte do cabelo, os hábitos e as rotinas. Tudo isso não lhe parece fazer parte de nossa rotina?

Ocorre, no entanto, que muitas destas mudanças nos tira de uma zona de conforto e nos expõe ao estresse, algumas assustam e até evitam que alcancemos novos patamares da excelência. Sobre isso que quero falar.

Dificilmente evitaremos que as mudanças ocorram, mas há uma lacuna entre a surpresa e o preparado. Trilhar um caminho desconhecido pode retardar o encontro com o objetivo final, porém se houver preparo e planejamento, estudo das trilhas e perigos, muitos riscos podem ser evitados, barreiras podem ser contornadas e o percurso poderá ser mais curto além de gerar menos esforço físico.

É muito comum questionarmos jovens em início de carreira sobre onde querem chegar. Já ouvi respostas como gerencia, diretoria e até presidência da empresa. Já ouvi também respostas de jovens empreendedores querendo ser dono de seu próprio negócio. O curioso é que a grande maioria afirma saber aonde quer chegar, mas poucos se questionam como chegar! A impressão que se dá é de pessoas esperando a vida decidir o como, o quando e para onde seguir em busca de seus sonhos. Pensar em um cargo gerencial exige competências especiais que podem ser trabalhadas previamente, como gestão de pessoas e liderança, gestão de processos, curso superior e outro idioma por exemplo.

As oportunidades poderão surgir espontaneamente, contudo são raras e por esta razão é sempre bom estar preparado. Elas também poderão ser construídas e no momento adequado se tornar a realização, a conclusão de um objetivo. Viver é muito mais do que esperar as coisas acontecerem, mas viver é fazer a mudança, e muitas vezes ser a mudança.

Se entendermos que a mudança é uma rotina e nos prepararmos para ela, passaremos com muito mais capacidade, competência e confiança. Serão mitigados os riscos e o estresse exagerado.

Prepare-se para o novo! Seja melhor e o mundo será melhor.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento