A motivação e o papel do gestor de pessoas

Muitas vezes, a motivação é remetida erroneamente à remuneração que se recebe. Está mais do que provado que, se você aumentar o salário de uma pessoa desmotivada, ela continuará desmotivada

A motivação no meio empresarial é um sentimento essencial para um bom rendimento no trabalho. Pessoas motivadas tendem a realizar suas funções com mais comprometimento e qualidade, além de influenciar aqueles à sua volta com o mesmo sentimento de completude.

Muitas vezes, a motivação é remetida erroneamente à remuneração que se recebe. Está mais do que provado que, se você aumentar o salário de uma pessoa desmotivada, ela continuará desmotivada. Ou seja, existem outros fatores que são mais importantes para que esse quadro seja invertido. Entre eles estão: ter desafios, ter uma perspectiva de crescimento na empresa, ser reconhecido, ter um clima favorável em equipe, sentir-se útil e ter uma referência de líder respeitável.

Um funcionário motivado pode ser responsável por bons resultados em sua empresa, sendo, muitas vezes, influenciados por seu líder, que acaba ajudando a gerar a motivação necessária para por em prática o propósito de sua função. Além disso, ele pode começar a instigar ideias que estavam adormecidas pela falta de interesse que existia. Por fim, um funcionário motivado faz com que se inicie uma cadeia de influências no ambiente empresarial, uma vez que este passa a se tornar mais receptivo e atrativo por todos.

Dessa forma, é importante que os gestores estejam sempre atentos às necessidades e ao comportamento de seus funcionários, para que o andamento das atividades não seja prejudicado e, mais do que isso, para que exista um equilíbrio harmonioso no ambiente de trabalho que vá contribuir no ambiente interno e externo da organização.

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